Jabuti anuncia sua lista de cinco finalistas por categoria

Jabuti anuncia sua lista de cinco finalistas por categoria

A escritora gaúcho Natalia Borges Polesso concorre na categoria Romance com "A extinção das abelhas"

AE

Natalia Borges Polesso, de Bento Gonçalves, é escritora, pesquisadora e tradutora brasileira

publicidade

O Prêmio Jabuti 2022 anunciou, , sua lista de cinco finalistas de cada categoria. Concorreram, este ano, 4.920 obras. O Jabuti é dividido em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. No final de outubro, saiu a lista de 10 finalistas.

Apenas livros escritos por mulheres chegaram à final da categoria Romance. São eles: "A extinção das abelhas", de Natalia Borges Polesso; "A pediatra", de Andréa Del Fuego; "O som do rugido da onça", de Micheliny Verunschk; e "Pequena coreografia do adeus", de Aline Bei, todos pela Companhia das Letras, e "Vista chinesa", de Tatiana Salem Levy, pela Todavia. Tatiana e Micheliny - e ainda Ana Martins Marques, finalista em poesia, também estão na final do Prêmio Oceanos, que divulgou a sua lista nesta terça.

Veja todos os indicados em https://www.premiojabuti.com.br/5-finalistas/

Natalia é doutora em Teoria da Literatura. Publicou "Recortes para álbum de fotografia sem gente"; "Coração à corda"; "Amora" (vencedor do prêmio Jabuti em 2016), que explora as nuances das relações homoafetivas entre mulheres; "Pé atrás"; "Controle", seu primeiro romance; e "Corpos secos". Em 2017, foi selecionada para a coletânea Bogotá39. Seu trabalho foi traduzido para o inglês e para o espanhol e publicado em diversos países. 

Em matéria pulbicado há um ano, ela fala sobre "A Extinção das Abelhas". 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 30 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895