Jabuti desclassifica livro criado com IA

Jabuti desclassifica livro criado com IA

A obra em questão é uma edição de Frankenstein, de Mary Shelley, lançada pela editora Clube de Literatura Clássica

AE

publicidade

O Prêmio Jabuti decidiu desclassificar o livro "Frankenstein", ilustrado com uso de inteligência artificial (IA), previamente indicado como semifinalista para a categoria de melhor ilustração do ano.

"As regras da premiação estabelecem que casos não previstos no regulamento sejam deliberados pela curadoria, e a avaliação de obras que utilizam IA em sua produção não estava contemplada nessas regras", disse a Câmara Brasileira do Livro em comunicado emitido na manhã de sexta, dia 10.

A CBL ainda afirmou que casos como esse deverão ser debatidos para os próximos anos. "A utilização de ferramentas de inteligência artificial tem sido objeto de discussão em todo o mundo, em razão dos princípios de defesa dos direitos autorais. Considerando a nova realidade de avanços dessas novas tecnologias, a organização do prêmio esclarece que a utilização dessas novas ferramentas será objeto de discussão para as próximas edições da premiação", finalizou a nota.

A obra em questão é uma edição de Frankenstein, de Mary Shelley, lançada pela editora Clube de Literatura Clássica. Ao Estadão, o designer responsável pela criação, Vicente Pessôa, defendeu o uso da tecnologia e esclareceu que não informou o uso da IA na inscrição, pois "não perguntaram".

"Eu acho muito estranho que a CBL não tenha especificado no edital que não poderia haver ilustrações feitas com IA", disse ele, após receber a notícia da desclassificação. "Em jogos, disputas, competições na esfera pública, se não é proibido, é permitido. Se eles desclassificaram agora, mudaram a regra no meio do jogo. E a organização está me punindo pelo seu próprio descuido, o que não é exatamente justo. Eles fizeram isso por medo da opinião pública. Isso para mim tem um nome: covardia", afirmou.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895