José Lins do Rego e Jane Tutikian em foco

José Lins do Rego e Jane Tutikian em foco

Espetáculo "Terreiro Envergado" aborda obrs do escritor paraibano que temtizam o ciclo da cana de açúcar e vídeo "As Contradições de Eva", a autora gaúcha

Correio do Povo

Elisa Lucas em cena de "As Contradições de Eva"

publicidade

Pelo Palco Giratório Sesc, "Terreiro Envergado", do Coletivo Tanz (Paraíba) se inspira livremente nas  obras do escritor José Lins do Rêgo em sua série sobre o ciclo da cana de açúcar: “Menino de Engenho”, “Doidinho”, “Banguê”, “Usina” e “Fogo Morto”. Construído na relação que se estabelece com o público, em uma sucessão de pequenos ritos cvotidianos, tem transmissão gratuita hoje, às 20h, no Youtube Sesc Brasil. 

Ambulantes, bêbados, mendigos, brincantes entre outras figuras místicas que povoam o imaginário popular dividem o mesmo espaço, seja palco ou praça, para celebrar o encontro. Com dramaturgia de Nivaldo Rodrigues, trata-se de um verdadeiro caleidoscópio de imagens e sons que se traduzem no corpo atravessado e recortado pela força midiática e memória pessoal dos intérpretes (Edigar Palmeira e Erik Breno). 

Às 21h, estreia "As Contradiçlões de Eva", segundo vídeo do projeto Palavra e Sensibilidade - Leituras Cênicas de Contos de Jane Tutikian em Ambiente Virtual, do  Núcleo de Comunicação e Cultura do Instituto de Artes da Ufrgs. Elisa Lucas assina a concepção, direção e atuação, assim como a adaptação, junto com Israel de Castro Fritsch. Ela interpreta a escritora quando elabora a história, inspirando-se nos personagens de Pedro Almodóvar e Eva, no plano que remete ao cinema mutdo; além de outras figuras que aparecem brevemente na trama. Em cena, os delírios de uma dona de casa quando, a partir de um bilhete de amor encontrado no chão, passa a desconfiar que é traída pelo marido. Eva imagina uma realidade paralela a partir de sua dúvida, na qual aparecem questionamentos relacionados à vida a dois, autoestima, arrependimento, sonhos abandonados, resquícios de um machismo introjetado nas mulheres e o medo de perder o companheiro. Eva representa uma geração de mulheres que não obteve suporte para levar os sonhos adiante e encontrou no relacionamento a realização de uma vida. A transmissão ocorre no Youtube Palavra e Sensibilidade. A trilha sonora originl é assinada pelo músico e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Alexandre Fritzen da Rocha.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895