Eternizado pelo personagem Zé do Caixão, José Mojica Marins receberá o Troféu Eduardo Abelin no 44º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro. Ele completa o quarteto de homenageados desta edição, composto ainda por Sonia Braga (Troféu Oscarito), Tony Ramos (Troféu Cidade de Gramado) e a argentina Cecilia Roth (Kikito de Cristal).
Conforme comunicado emitido nesta quarta-feira, a honraria - entregue a grandes nomes da área técnica do cinema nacional - não apenas celebrará o inegável legado ao gênero do horror que Mojica ajudou a construir e consolidar no Brasil com seu eterno personagem Zé do Caixão, mas também vai reverenciar seu talento como diretor, roteirista e produtor. A homenagem será entregue dia 30 de agosto.
Mojica é considerado o mestre do horror brasileiro e desbravou o gênero com muita sátira e provocação, como em “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”. No início da carreira, chegou a criar escolas de interpretação para levantar recursos para suas produções e o empenho surtiu efeito: já em 1957, lançou “Sina de Aventureiro”, projeto que seria seguido por outras 50 produções em uma carreira que sempre se manteve ativa ao longo de mais de seis décadas.
José Mojica Marins será homenageado no Festival de Gramado
Eternizado pelo personagem Zé do Caixão, ele receberá o Troféu Eduardo Abelin