Jovem Produtor Audiovisual, curso de cinema com um time de profissionais da área, abre inscrições
As aulas serão sediadas na Casa de Cultura Mario Quintana e as inscrições vão de 20 de janeiro a 21 de fevereiro

publicidade
Consolidado como um dos cursos mais importantes para a cena audiovisual do RS, o Jovem Produtor Audiovisual, idealizado por Marcos Kligman com o suporte de diversos profissionais do Rio Grande do Sul, está de volta, agora sob a chancela da Lei Paulo Gustavo.
Em sua 4ª edição, oferece vagas gratuitas para quem quer aprender a linguagem do cinema e reserva 60% dessas vagas para cotas sociais e raciais, acolhendo alunos negros, indígenas, ciganos, pessoas trans e com menor poder aquisitivo. Os alunos com maior vulnerabilidade, receberão passagens de ônibus para irem as aulas. O curso abre inscrições nesta segunda-feira, dia 20, e seguem até o dia 21 de fevereiro. As aulas se iniciam em março.
Ao longo de cinco meses – março, abril, maio, junho, julho – os alunos terão a oportunidade de conhecer e se aprofundar no segmento do audiovisual no curso que aborda todas as etapas e atividades dentro da produção, desde os saberes teóricos sobre a história do cinema, escrita de roteiro, produção executiva, direção, direção de foto, engenharia sonora, planejamento, linguagem cinematográfica, além de aprendizados práticos, como utilização de equipamentos de filmagem, sonorização, iluminação, cabeamento, elétrica e normas de segurança, culminando com a realização de filmes em curta-metragem e a vivência de realização de uma mostra de cinema e a inscrição do produto audiovisual em festivais.
Além das aulas ministradas por diversos profissionais atuantes no mercado do cinema do sul do Brasil, os alunos participarão de palestras como “O Cinema Indígena no RS”, com Verá Mirim; "O cinema negro e periférico" com Jonatan Brum Tavares; “A utilização de recursos de acessibilidade universal para Pessoas Com Deficiência (PCD) no Cinema”, com Mimi Aragon, da OVNI Acessibilidade Universal; "A Montagem e edição de filmes" com a cineasta Tula Anagnostopoulos; e “Produção cultural e captação de recursos”, com Kauê Mallmann e Luana Khodja. E mais: oficinas que prometem conteúdo muito rico e completo, como a de Filmmmaker, com Leco Petersen; de Produção Executiva, com Flávia Matzenbacher; de Direção de Arte, com Pablo Lauria; Som Direto, com Cleverton Borges, de Direção de Produção com Sandro Dreher; e, por fim, de Direção de Fotografia, com Eduardo Rosa.
Após o período de aulas, os alunos divididos em grupos realizam as diárias de gravação dos quatro filmes de curta-metragem. A novidade desta edição é que a montagem e edição dos filmes será feita com apoio da montadora e palestrante no projeto Tula Anagnostopoulos. Por fim, os alunos participam de mostras dos filmes realizados, com estreia marcada para 30 de outubro de 2025, além da atividade de contrapartida, voltada para pessoas PCD.
O Jovem Produtor Audiovisual seleciona 30 novos alunos a cada edição, com o objetivo de fomentar a cadeia e a produção audiovisual lançando ao mercado esses jovens profissionais já capacitados para atuar na cadeia criativa do cinema. Outro ponto decisivo na escolha deste público é potencializar uma nova geração de produtores audiovisuais críticos, com realidades divergentes, com contextos sociais diversos, com lutas e pautas ainda muito invisibilizadas no audiovisual gaúcho, e que vem sendo produzido por um mesmo perfil há décadas, por pessoas brancas, das classes mais altas.
Serviço:
CURSO JOVEM PRODUTOR AUDIOVISUAL - 4ª edição
Inscrições: gratuitas a partir de 20 de janeiro de 2025 (até 21 de fevereiro) pelo formulário disponível neste link.
Vagas: 30
Local: Casa de Cultura Mário Quintana, Sala multiuso 4º andar (Andradas, 736)
Datas e horários:
- Aulas de 11 de março a 12 de junho, terças e quintas das 18h30 às 20h30 com o professor Marcos Kligman
- Cinco palestras, seis oficinas em sábados alternados das 14h às 18h