Arte & Agenda

Julio Ramos Collares inaugura a exposição “O Elogio da Sombra”

A mostra abre nesta quarta-feira na Nieto Atelier e Galeria

Obra de Julio Ramos Collares integra a exposição 'O Elogio da Sombra’
Obra de Julio Ramos Collares integra a exposição 'O Elogio da Sombra’ Foto : Nico Collares / Divulgação / CP

A Nieto Atelier e Galeria, em Porto Alegre, recebe a partir desta quarta-feira, 9 de abril, a exposição "O Elogio da Sombra" do artista plástico Julio Ramos Collares. A mostra, que integra o Projeto Portas Para a Arte - Fundação Bienal Mercosul, reúne 20 obras inéditas, compostas por óleo sobre papel e colagens realizadas com materiais reciclados, como papelão, lixa e outros elementos de sucata. A exposição, que será inaugurada às 19h, ficará aberta até o próximo dia 30 de abril, propõe uma reflexão sobre a luz, a sombra e a busca por profundidade e introspecção, elementos que permeiam o trabalho de Collares (confira detahes no "Serviço" abaixo).

O título da exposição faz referência ao livro "O Elogio da Sombra", de Junichiro Tanizaki, que explora a estética oriental, valorizando as sutilezas da sombra e da escuridão em oposição à exuberância e ao brilho típicos da arte ocidental. O artista explica: "O conceito me veio à mente após uma exposição anterior, onde apresentei uma tela muito escura, carregada, quase tensa, inspirada na enchente de maio. Gostei do resultado e comecei a explorar essa densidade na minha paleta cromática." Em "O Elogio da Sombra", Collares busca aprofundar essa exploração das nuances sutis, criando um espaço visual que convida à reflexão silenciosa e ao contemplativo.

A fusão entre técnicas clássicas e materiais reciclados marca uma nova fase em sua produção artística. Collares, que sempre trabalhou com óleo sobre tela, passou a experimentar o óleo sobre papel, um novo suporte para ele. "O óleo sobre papel apresenta dificuldades técnicas, como a absorção da umidade, mas também abre novas possibilidades", conta. A opção pelas colagens com sucata, que surgem de uma pesquisa de longa data, traz uma certa casualidade ao processo criativo. "Trabalhar com sucata traz um aspecto de interatividade e incerteza, algo prazeroso para quem passou a vida planejando na arquitetura," reflete o artista.

A exposição também dialoga com sua formação em Arquitetura, que, segundo Collares, influenciou sua maneira de compor e organizar as obras. "A arquitetura me deu um olhar estruturado sobre o espaço e a composição. Mesmo quando busco espontaneidade na arte, há um senso de ordem e proporção que vem dessa formação," explica. Esse olhar para a organização do espaço se reflete na escolha dos suportes e na interação das obras com o ambiente.

SERVIÇO:

O Quê: exposição “O Elogio da Sombra” do artista plástico Julio Ramos Collares. Mostra integrante do Projeto Portas Para a Arte - Fundação Bienal Mercosul.

Onde: Nieto Atelier e Galeria, Avenida Lucas de Oliveira, 432, Porto Alegre – RS

Quando: abertura dia 9 de abril de 2025, quarta-feira, às 19h. Visitação de 10 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados, das 10h às 14h.

Quanto: Entrada gratuita

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 9 de agosto de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio