“King Kong en Asunción” é um road movie que se propõe a ser uma obra viva, trafegando pelo universo híbrido de linguagem entre o documental e o ficcional, revelando a geografia humana da Bolívia e do Paraguai, únicos países da América do Sul que não tem acesso ao mar. Realizado com baixo orçamento, o filme é uma cooperação entre técnicos, artistas e profissionais do Brasil, da Bolívia, do Paraguai e da Argentina. Segundo o diretor Camilo Cavalcanti, “ este formato de cooperação aboliu as fronteiras e fomentou o olhar crítico para evidenciar o quanto temos em comum na história política e social latino-americana, cujo enredo foi construído de uma forma economicamente perversa e injusta.”
O texto que pontua a narrativa, acrescentando elementos importantes para a dramaturgia, foi escrito pela escritora de Bento Gonçalves (RS) Natália Borges Polesso (vencedora do prêmio Jabuti, 2016). A interpretação é de Ana Ivanova (atriz de Las Herederas – Melhor filme em Berlim, 2018). “Essa narração é constituída por uma voz onisciente, em Guarany, que conhece os pormenores da existência do protagonista, e por isso introduz comentários minuciosos, além de destilar sentimentos recônditos. A camada literária amplia as possibilidades de interpretação das imagens a partir da ressignificação de elementos e eventos, constituindo uma espécie de dança entre o pictórico e a palavra. O filme caminha em direção a um tom poético como uma fábula para adultos”, completa o diretor, que assina também o roteiro e a produção.
O longa recebeu vários prêmios nos festivais de Gramado, Aruanda e Los Angeles, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção.
Sinopse
Um velho matador de aluguel está escondido no interior da Bolívia, na região desértica do Salar de Uyuni. Acabou de cometer o seu último assassinato. Após meses isolado, ele viaja para o interior do Paraguai, onde recebe uma boa recompensa e segue para Asunción com o objetivo de encontrar a sua única filha, a qual nunca conheceu. Esta viagem por dentro de si mesmo, seguido apenas por sua fiel companheira, a morte, acaba despertando instintos primários no velho matador, que explode em fúria e desespero pelas ruas da capital paraguaia em busca de afeto, como o King Kong aturdido em New York.