Lançado guia de distanciamento controlado para o setor audiovisual

Lançado guia de distanciamento controlado para o setor audiovisual

Orientações foram reunidas em um documento pela APTC-RS em conjunto com outras entidades

Correio do Povo

Set da série 'A Bênção', gravada antes da pandemia.

publicidade

A partir de um trabalho colaborativo entre entidades, poder público e participação da sociedade civil, a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC-RS) em conjunto com o Sindicato da Indústria Audiovisual (SIAV-RS) lança o Guia de Orientação para o Setor Audiovisual do RS frente à pandemia da Covid-19. O documento de 31 páginas lista procedimentos para a realização das atividades audiovisuais no Rio Grande do Sul, obedecendo ao modelo de distanciamento controlado determinado pelo Estado. Do transporte às gravações, as normas acompanharão as atualizações de dados da doença e preveem diretrizes para realização de filmagens em todas as bandeiras. 

Nos próximos dias, será divulgada a versão sintetizada do guia e outros anexos complementares relativos à aplicação dos protocolos municipais e estaduais. “Gostaríamos de reforçar a importância da construção coletiva como o melhor caminho para a elaboração deste guia”, explica Daniela Strack, presidenta da APTC-RS. “Construído com cautela e responsabilidade, sem nunca perder de vista que a nossa preocupação é direcionada, em primeiro lugar, à segurança e saúde dos profissionais do setor audiovisual”, conclui. Entre as normativas para as filmagens de séries, filmes e outras produções estão a ausência de cenas de beijo e aglomerações, bem como recomendações de segurança e higiene no set e reforço no uso de EPIs.
Com o acompanhamento de profissionais da saúde, a elaboração do texto envolveu cerca de 200 profissionais do setor audiovisual e o suporte da Secretaria de Estado da Cultura do RS, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), da Coordenação de Cinema e Audiovisual – Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e da Porto Alegre Film Commission – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, além de associações da categoria como a Assistentes de Direção Associados do RS/Brasil e a Associação de Profissionais de Edição Audiovisual do RS. Informações podem ser acessadas através do link aptcrs.wordpress.com.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895