Lançamento do livro "Lola e os Pássaros" na Bamboletras neste sábado, dia 3, às 16h

Lançamento do livro "Lola e os Pássaros" na Bamboletras neste sábado, dia 3, às 16h

A história da simpática cachorrinha ganha novos contornos, aventuras diferentes e outros bichos no segundo livro da série

Correio do Povo

O livro ilustrado apresenta a fauna da serra gaúcha sob o olhar de uma cachorrinha Yorkshire

publicidade

Neste sábado, dia 3, às 16h, acontece o lançamento do livro "Lola e os Pássaros" na Bamboletras (av. Venâncio Aires, 113), com contação de histórias e dobraduras.

Tudo começou com "Lola Late", a primeira aventura de Lola, publicada em 2021, já com a dupla de autora e ilustradora. O livro ilustrado apresenta a fauna da serra gaúcha sob o olhar de uma cachorrinha Yorkshire, muito atenta e protetora que narra suas próprias aventuras e desventuras no cenário que habita: as paisagens de Gramado, onde mora com sua parceira e autora da obra. “Amo tanto os livros que, além de ter muitos em casa, organizei vários, escrevi alguns e trabalhei na criação de duas editoras universitárias. Sempre amei histórias infantis e com o nascimento do meu filho Arthur, passei não só a ler livros infantis, como também a escrevê-los”, afirma Ana Fonseca.

"Lola e os Pássaros" mergulha ainda mais na vida bucólica, mas nem por isso menos agitada do simpático animalzinho, que depois de latir muito para os animais que passam em frente à sua janela agora se volta para o céu. Aqui a cachorrinha Yorkshire parece muito à vontade para falar sobre os pássaros com os quais é “obrigada” a conviver em seus passeios ao ar livre na serra gaúcha. E ela sabe o nome de todos: tem tucano-de-bico-verde, tico-tico, garça-branca-grande, corruíra, quero-quero, coruja-buraqueira e toda a sua família e muito mais. “Desde sempre, amo observar pássaros. Quando morava em Porto Alegre, havia alguns que me encantavam, como o sabiá-laranjeira, urubu-de-cabeça-preta, gavião-carijó, tico-tico, pardal, corruíra, nenhum deles muito colorido. Quando me mudei para o interior, passei a ver muito pássaros e de muitas cores” diz Ana, que mora atualmente na Serra Gaúcha e está desfrutando da natureza em volta. “A Lola, que está sempre atenta ao movimento do que corre e voa, já me mostrou muitas aves. E espantou outras tantas! Como gosto de fotografar pássaros, às vezes preciso pegá-la no colo para parar de latir e não assustar os pequeninos”, complementa.  

Ana Fonseca é professora de Filosofia na UFCSPA há mais de doze anos. Estudou durante cerca de vinte anos na UFRGS, onde fez dois cursos de graduação, Direito e Filosofia, e mestrado e doutorado em Filosofia. Ela também é licenciada em Letras-Português. Em seu Instagram há muitas fotos da natureza e da Lola.

Mauren Veras é autora, ilustradora e cartunista, mãe do Elvis e da Ramona. Iniciou seus estudos literários no final da década de 1990 quando realizou a Oficina de Criação Literária ministrada pelo professor e escritor Luiz Antônio de Assis Brasil. Formou-se em Jornalismo pela UFRGS, durante um ano teve uma coluna na Revista Donna, na qual publicou tirinhas sobre maternidade. Em 2018, publicou seu primeiro livro infantil como autora e ilustradora, “O Cocô Amigo”, uma divertida história que auxilia crianças em fase de desfralde. O segundo título infantil chama-se “A Cidade das Chupetas”. Entre 2020 e 2021, ilustrou os livros "Fênix quer ser borboleta" (Editora Zouk), da atriz e escritora Ana Carol; "Fala Bebê", da fonoaudióloga Juliana Trentini; "Todo mundo vira borboleta" (Much Editora), da educadora parental Prisla Tranjan e "Lola Late" (Much Editora), da autora Ana Fonseca.

Recentemente as autoras participaram do FiliGram – Festival Internacional de Literatura de Gramado, com o primeiro livro da série, Lola Late, livro qual a ilustradora Mauren Veras foi indicada ao Prêmio Minuano edição 2021/2022.

Sobre os livros:

Para quem quiser adquirir os dois livros, há desconto no site da Much.  

Lola e os Pássaros           

Depois de latir muito para os animais que passam em frente à sua janela, Lola se voltou para o céu! Em Lola e os Pássaros, o segundo da série de livros da Lola, a cachorrinha Yorkshire parece muito à vontade para falar sobre os pássaros com os quais é “obrigada” a conviver em seus passeios ao ar livre na serra gaúcha. Ela sabe o nome de todos! Tem tucano-de-bico-verde, tico-tico, garça-branca-grande, corruíra, quero-quero, coruja-buraqueira e toda a sua família e muito mais. O livro é um convite à observação da natureza e um ótimo recurso para aguçar a curiosidade dos leitores sobre a vida que nos cerca. Ao final da leitura, encontra-se um breve guia com os nomes comuns e científicos dos animais da história.

56 páginas, 21x21
Autora: Ana Fonseca | Ilustradora: Mauren Veras
Editora: Much Editora | Valor sugerido: R$ 59,90

Lola Late

O livro ilustrado, editado pela Much Editora e lançado em 2021, conta a história de uma cachorrinha muito atenta e protetora. O que chama sua atenção e desperta seu instinto territorialista são as aparições de diferentes animais no entorno de sua casa. Ela mesma narra sobre as visitas inesperadas. O cenário para a história são as paisagens de Gramado, onde vive a autora, e os bichos que surgem na narrativa são pertencentes à rica fauna da região. As tais visitas formam uma amostra da biodiversidade presente ao redor de Lola. O majestoso veado-mateiro é o primeiro que aparece. Além dele, a saracura, o ouriço-cacheiro e as provocativas lebres aparecem próximos à casa de Lola, deixando-a muito agitada.

52 páginas, 17cmx17cm
Autora: Ana Carolina da Costa e Fonseca | Ilustradora: Mauren Veras
Editora: Much Editora | Valor sugerido: R$ 54,90

LOLA E OS PÁSSAROS - Lançamento do livro de Ana Fonseca e Mauren Veras
Dia 3 de dezembro, 16h
Livraria Bamboletras - Av. Venâncio Aires, 113
Com contação de histórias e dobraduras


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895