Arte & Agenda

"Le Havre" leva prêmio da crítica internacional em Cannes

Filme do finlandês Aki Kaurismaki é um dos favoritos à Palma de Ouro

O filme "Le Havre", do finlandês Aki Kaurismaki, ganhou neste sábado o prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI), anunciou o presidente do júri, o brasileiro José Carlos Avellar. "Ver este filme nos deixou contentes, sobretudo pela esperança, por sua delicadeza, por sua simplicidade, por sua ternura. Embora trate de problemas familiares graves e da imigração clandestina, o faz sem agressividade, sem ironia", disse Avellar.

"Le Havre" também recebeu uma menção honrosa do Júri Ecumênico, que atribuiu o prêmio principal a "This must be the place", do italiano Paolo Sorrentino. Segundo nota do júri, “’Le Havre’ é uma ode à esperança, à solidariedade, à fraternidade. Mediante uma direção mais elaborada, Aki Kaurismaki nos leva a um mundo que ele transfigura com a magia das cores, o humor dos diálogos, a humanidade dos personagens.”

Em pesquisas realizadas com críticos internacionais, "Le Havre", que o cineasta finlandês definiu como um "conto de fadas", aparece em primeiro lugar entre os favoritos à Palma de Ouro. O filme cativou a crítica com a história de um engraxate e de seus amigos que ajudam um menino africano clandestino neste porto do norte da França.

"O bom de um festival como o de Cannes é que, além dos grandes prêmios, um bom filme sempre tem a possibilidade de conquistar algum dos prêmios paralelos, que chamam a atenção dos cinéfilos sobre esta obra em particular", declarou Avellar.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 5 de novembro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio