Arte & Agenda

Leilão do século pode bater recorde com Picasso e Giacometti

Obras têm valores estimados entre 140 e 130 milhões de dólares

"As mulheres de Argel" foi pintada por Picasso em 1955
"As mulheres de Argel" foi pintada por Picasso em 1955 Foto : Divulgação / CP
O quadro "Mulheres de Argel", de Pablo Picasso, e a escultura "O homem que aponta", de Giacometti, podem bater recordes mundiais no "leilão do século" da Christie nesta segunda-feira à noite em Nova York, com preços estimados em 140 e 130 milhões de dólares, respectivamente. 

O leilão sem precedentes "Explorando o futuro através do passado" inclui uma seleta coleção de obras do final do século XIX até o presente e espera-se que gere um total de mais de 970 milhões de dólares, algo nunca visto na história dos leilões de arte. "É um ponto de viragem na história da arte. É o leilão do século", disse à AFP Thierry Ehrmann, presidente da Artprice, líder mundial em informação de mercado, referindo-se à noite organizada pela Christie.

O recorde atual para o quadro mais caro vendido no mundo é do tríptico "Três Estudos de Lucian Freud", do pintor britânico Francis Bacon, com um preço de 142,4 milhões de dólares em novembro de 2013. Por sua vez, Alberto Giacometti detém o recorde para uma escultura "O homem que caminha I" (L'homme qui marche I"), vendido por 104,3 milhões de dólares em 2010. A Christie's espera ofuscar esses números com duas obras que, segundo seu vice-presidente Loic Gouzer, raramente aparecem no mercado, por isso "não há outra possibilidade de obtê-las".

"As mulheres de Argel", que representa uma cena em um harém, foi pintado por Picasso em 1955, inspirado em uma obra de Eugène Delacroix, as "Mulheres de Argel em seu apartamento". A Christie's estima seu preço em 140 milhões de dólares. Por sua vez, "O homem que aponta" (L'homme au doigt), de Giacometti, é avaliado pela Christie's em 130 milhões dee dólares.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 7 de novembro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio