Liana Timm lança livro de poesia

Liana Timm lança livro de poesia

Evento será realizado no Tablado Andaluz com sessão de autógrafos e espetáculo

Correio do Povo

A artista multimídia e escritora Liana Timm vive em Porto Alegre

publicidade

"Extravagante" é o 19º livro individual de poesia da artista multimídia Liana Timm. A edição é da Território das Artes. O lançamento acontece nesta quinta-feira, dia 15 de junho, às 20h, no Tablado Andaluz (avenida Venâncio Aires, 556) na abertura da temporada de espetáculos mensais de Liana Timm no espaço. Em "Extravagante – música e poesia",  ela mescla música brasileira, latina e portuguesa e poesia, acompanhada pelo violonista Daniel Rosa, que será responsável pelos arranjos e efeitos sonoros da noite. 

Com 37 anos de trajetória poética, Liana explica seu processo criativo: “a poesia é um exercício diário, um olhar para a vida com atenção redobrada. Com as palavras tento materializar os sentimentos e as sensações, transfiguro a linguagem tentando me afastar do óbvio. Não escrevo para publicar. Publico porque produzo diariamente e o ato de escrever só tem sentido se compartilhado.”

O crítico de arte e escritor Jacob Klintowitz comenta o percurso de Liana por múltiplas expressões artísticas. “Há muito sabemos que o sonho indica a dimensão da realidade, o âmago do real. Estou me referindo ao sonho do artista. E quem será mais artista do que esta mulher que se lançou sem medo de perda – sem rede de segurança, diz o seu verso – no campo da literatura, no espaço teatral, na recriação de clássicos vertidos para o diálogo, na invenção de imagens tão visuais que parecem amantes do nosso olhar, no canto e recanto dos poetas populares.”

E o escritor e psicanalista Celso Gutfreind que acompanha a autora desde a sua primeira publicação, observa: "Ao lermos Liana, seguimos vendo o pictórico, ouvindo o musical e sentindo o clima sagrado daquilo que é verdadeiro, mesmo ao chegar à palavra: “singular mestria/imaginária”. O essencial – já não está atada às referências originais que, devidamente incorporadas, estão ali (se estão ali) só para reverberar Liana e a sua poesia singular. Singular, convém repetir, de forma redundante. Porque, ao ler cada verso deste conjunto, somos conduzidos ao que sopra em meu outro ofício, que é acompanhar bebês, onde no encontro há um ritmo que nos leva, no melhor dos sentidos, a compormos em uníssono".

SOBRE A AUTORA:

Liana Timm é artista multimídia, vive em Porto Alegre com atelier em permanente ebulição. Transita pelas artes visuais, pela literatura, pelas artes cênicas e pela música. Realizou 76 exposições individuais, 35 shows musicais no Brasil e exterior. Publicou 66 livros, destes 19 individuais de poesia, recebeu 17 prêmios nas diversas áreas de atuação. Entre elas, o Prêmio de Melhor Livro do Ano na categoria Poesia, da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) para Água passante (2010) e Os potes da sede (2012). 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895