Liespa não irá participar do desfile de carnaval de Porto Alegre

Liespa não irá participar do desfile de carnaval de Porto Alegre

Organizado de forma independente pelas escolas de samba, evento será realizado em 15 e 16 de março

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Liespa emite comunicado de que não irá realizar o carnaval deste ano

publicidade

A Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa) informou nessa quinta-feira que não participará do Carnaval neste ano. Organizado de forma independente pelas entidades carnavalescas, o evento será realizado nos dias 15 e 16 de março, no Complexo do Porto Seco.

Em coletiva de imprensa no dia 10, as escolas de samba oficializaram o evento e explicaram que a verba para a realização virá da venda de camarotes - em menos de uma semana, 100 dos 180 camarotes disponíveis foram vendidos. Até esta sexta, é possível realizar a compra de camarotes na Faculdade Anhanguera, no Centro de Porto Alegre. Nos próximos dias, a comercialização será realizada nas quadras das escolas de samba.

Também nesta sexta, durante a noite, será realizado o sorteio que definirá a ordem dos desfiles em março. Ao todo, 16 entidades participarão do evento. Da série Ouro serão Bambas da Orgia, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e União da Vila do IAPI. Das séries Prata e Bronze serão Academia de Samba Praiana, Academia de Samba Puro, Império do Sol (São Leopoldo), Copacabana, Realeza, Unidos da Vila Mapa, Unidos de Vila Isabel (Viamão), União da Tinga e Fidalgos & Aristocratas. Completa o time a tribo carnavalesca Os Comanches.

Em nota, a Liespa ressaltou que o último carnaval organizado por ela foi o de 2017 e aponta a ausência de envolvimento da prefeitura como uma das dificuldades para a execução do evento. “A Liespa incansavelmente procurou empresas parceiras para custear as demandas mínimas necessárias para a realização, inclusive esta para gerenciar todo o processo comercial ficando com nossa entidade apenas a coordenação técnica dos desfiles”.

A Liespa também não realizou o Carnaval de 2018. Segundo a entidade, a organização se tornou “inviável”, tendo em vista que a Liga é pessoa jurídica sem fins lucrativos e voltada à cultura popular. “Em uma atitude responsável e respeitosa aos credores do último carnaval realizado, (A Liga) se viu na contingência de não mais realizar o evento”, diz o comunicado.

Neste ano, a Liga participou de reuniões com presidentes de entidades filiadas. Foi deliberado que as escolas irão realizar o desfile do grupo especial (Ouro) por adesão. “Não aderiram duas entidades: a Embaixadores do Ritmo e a Acadêmicos de Gravataí, e estas duas sem prejuízos em futuros carnavais”, ressalta a nota. A Liespa diz ainda que liberou as filiadas para realizarem os desfiles de forma independente.

• A menos de dois meses do Carnaval, Complexo Cultura Porto Seco está abandonado



  Confira a nota da Liespa na íntegra:

A LIGA INDEPENDENTE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE PORTO ALEGRE-RS, vem a público por seu presidente executivo que abaixo assina, esclarecer os fatos inerentes a Cultura Popular chamada Carnaval:

01- Visto as dificuldades para realização do evento e, a não participação do governo municipal de Porto Alegre no mesmo, o último carnaval realizado pela LIESPA foi o de 2017. E também como a LIESPA incansavelmente procurou Empresas parceiras para custear as demandas mínimas necessárias para a realização, inclusive esta para gerenciar todo processo comercial ficando com nossa entidade apenas a coordenação técnica dos desfiles, não logrando êxito e ainda sabedora da existência de um passivo referente ao último carnaval realizado em uma atitude responsável e respeitosa aos credores do último carnaval realizado, se viu na contingência de não mais realizar o evento. Como a Liga é uma pessoa jurídica sem fins lucrativos e totalmente voltada à cultura Popular, tornou-se inviável realizar os desfiles de 2018 e 2019. Para possibilitar neste ano de 2019 que ocorra o evento, a Liga participou de reunião com os presidentes das entidades filiadas e ficou deliberado que as escolas filiadas realizarão por adesão e em número de 06 (seis) os desfiles do grupo especial (Ouro). Não aderiram duas entidades sendo a Embaixadores do Ritmo e a Acadêmicos de Gravataí e estas duas sem prejuízos em futuros carnavais. A LIESPA liberou suas filiadas para realizarem os desfiles de forma independente, sem ingerência administrativa direta da entidade “matter” (LIESPA).

02- Nos dias de hoje, tramita Ação Cível perante a 2ª Vara do foro Sarandi em Porto Alegre, movida por Marcelo Alexandre Sanches Franco contra a filiada S.C.B.IMPÉRIO DA ZONA NORTE, cujo feito encontra-se em fase de cumprimento de Sentença. Porém, em momento algum a LIESPA foi parte neste feito jurídico, aliás os únicos envolvimentos da Liespa, e somente por ser matter, trata-se de processo contra a AECPARS quando por determinação judicial, esta foi condenada a fazer a liquidação de tal dívida , pois esta inviabiliza a retirada de certidão trabalhista, outra que através do BACEN foi retido valores na conta corrente da Liespa, sempre por conta de terceiros nunca por dívida da propria LIESPA a ex: nesta demanda judicial do Império da Zona Norte, quando no dia 21 março de 2017, o oficial de justiça intimou Juarez Gutierres de Souza por determinação judicial para reter na entidade “matter” qualquer valor financeiro que fosse destinado a filiada Império da Zona Norte, sendo que até hoje, desde a data da intimação como fiel depositário, tal retenção nunca se concretizou, pois jamais foi creditado qualquer valor a qualquer filiada inclusive para o Império da Zona Norte. Juarez apenas foi intimado para esta missão, como pessoa física. Portanto a LIESPA não é parte no processo e neste mesmo feito nem seu presidente Executivo, bem como seus únicos credores ate o dia de hoje são os do último carnaval realizado em 2017 que é de conhecimento público, e estes tem sido informados constantemente de todo o cenário, aos quais em nome do carnaval agradecemos pela compreensão e a cada momento tratamos de cumprir com tais compromissos a Ex: dos credores de camarotes e frisas que estão sendo honrados por solicitação da Liespa junto a comissão realizadora os desfiles deste ano, bem como os demais casos serão atendidos ao seu tempo.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895