Lily Gladstone se torna primeira mulher indígena indicada ao Oscar de Melhor Atriz

Lily Gladstone se torna primeira mulher indígena indicada ao Oscar de Melhor Atriz

Em “Assassino da Lua das Flores”, a atriz interpreta Mollie Burkhart, uma mulher Osage

Correio do Povo

Lily Gladstone foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em 'Assassino da Lua das Flores'

publicidade

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood indicou pela primeira vez uma pessoa indígena dos Estados Unidos, na categoria de Melhor Atriz. Lily Gladstone é uma pessoa 'two-spirit' (uma identidade não binária indígena) e foi nomeade por seu papel como Mollie Burkhart, em 'Assassinos da Lua das Flores'.

A indicação de Lily ocorre após Yalitza Aparicio, indígena mexicana, ter sido indicada na mesma categoria, por “Roma”, de Afonso Cuarón, em 2019.

Em “Assassino da Lua das Flores”, dirigido por Martin Scorsese, a atriz interpreta Mollie Burkhart, uma mulher Osage. O filme é baseado em fatos reais e já está disponível em plataformas de streaming.

A cerimônia de entrega do Oscar será no dia 10 de março, às 20h (Horário de Brasília), no Dolby Theatre, em Los Angeles. O comediante Jimmy Kimmel será o apresentador.

Globo de Ouro 2024

Gladstone já venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz, tornando-se a primeira nativo-americana a levar o prêmio. Ao receber o Globo de Ouro, em sua fala, ela dedicou o prêmio: “para as crianças que “se viram representadas em nossas histórias contadas por nós mesmos em nossas próprias palavras, com tremendos aliados e tremendos confiar.”

Quem é Lily Gladstone?

A atriz de 37 anos foi criada dentro da Reserva Indígena Blackfeet, no estado de Montana. Depois de estudar atuação em Seattle, atuou em produções como ‘Certas Mulheres’ (2016), ‘Billions’ (2016) e ‘First Cow - A Primeira Vaca da América’ (2019).

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895