Quem são as mulheres indicadas ao Oscar 2024

Quem são as mulheres indicadas ao Oscar 2024

Sem Margot Robbie, lista dos indicados foi divulgada nesta terça-feira

Camila Souza

America Ferrera e Danielle Brooks foram indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante, enquanto Justine Triet concorre como Melhor Direção

publicidade

A lista de indicados ao Oscar 2024, divulgada nesta terça-feira, surpreendeu e motivou diversas críticas pela falta de nomes muito esperados. Margot Robbie, protagonista do sucesso “Barbie”, ficou de fora da categoria de Melhor Atriz e Greta Gerwig não apareceu entre os nomes de Melhor Direção.

Enquanto três produções indicadas a Melhor Filme foram dirigidas por mulheres, apenas uma cineasta, Justine Triet, concorre na categoria. Neste ano, atrizes renomadas voltam à lista de indicações, já outras fazem sua estreia na premiação. Conheça as mulheres indicadas:

Melhor Direção

Justine Triet, por “Anatomia de uma Queda”

Justine Triet, do filme “Anatomia de uma Queda”, é a única mulher indicada na categoria de Melhor Direção. A cineasta francesa de 45 anos cresceu em Paris e em 2007 realizou seu primeiro documentário, "Sur Place", sobre manifestações estudantis na França. Em 2013, “A Batalha de Solferino” causou sensação em Cannes, quando foi programado para uma seleção paralela do festival.

Depois, a cineasta teve sua reputação consolidada com o filme "Na Cama com Victoria” (2016). Em maio do ano passado, Justine conquistou a Palma de Ouro do 76º Festival de Cannes, por “Anatomia de uma Queda”, tornando-se a terceira diretora consagrada na história da competição.

Melhor Atriz

Annette Bening, por “Nyad”

A atriz americana Annette Bening, de 65 anos, concorre na categoria de Melhor Atriz por sua participação em “Nyad”. Ela interpreta a nadadora Diana Nyad, que aos 60 anos desafiou as probabilidades de se tornar a primeira pessoa a completar uma viagem de 161 km em 53 horas, de Cuba à Flórida, em pleno alto mar. Além disso, Annette é conhecida por seu trabalho em “Bugsy” e “American Beauty”, em que venceu diversos prêmios como Melhor Atriz.

Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores”

Primeira indígena norte-americana concorrendo ao Oscar, Lily Gladstone, de 37 anos, cresceu dentro da Reserva Indígena Blackfeet, no estado de Montana. Ela foi indicada por sua atuação em “Assassinos da Lua das Flores”. No filme, Lily vive Mollie Burkhart, uma mulher casada com um integrante de uma conspiração assassina.

Lily foi a primeira mulher indígena a ganhar o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz de Drama, por sua atuação no mesmo filme, no último dia 7. Na ocasião, a atriz fez um discurso marcante destacando a importância de dar visibilidade para as histórias de povos indígenas nas produções de cinema e de televisão.

Sandra Hüller, por “Anatomia de uma Queda”

A atriz alemã Sandra Hüller, de 45 anos, concorre ao prêmio pela primeira vez por seu trabalho em “Anatomia de uma Queda”, em que interpreta Sandra Voyter, uma romancista e mãe acusada de homicídio.

Sandra teve a sua estreia internacional em 2016, com “Toni Erdmann”, que surpreendeu Cannes e impulsionou a carreira da atriz para o mundo. Ela também se destacou no drama sobre o Holocausto “A Zona de Interesse”, interpretando Hedwig Höss, a mulher do comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, um dos assassinos em massa mais conhecidos da história.

Carey Mulligan, por “Maestro”

Carey Mulligan, de 38 anos, concorre ao Oscar por sua atuação em “Maestro”, uma cinebiografia de Leonard Bernstein. Mulligan interpreta a esposa do compositor, Felicia Montealegre. A atriz nasceu em Londres, mas passou boa parte da infância na Alemanha. Teve sua estreia no cinema aos 18 anos, atuando em “Orgulho e Preconceito” (2005), em que fez o papel discreto de uma das irmãs Bennet.

A partir de 2009, começou a trabalhar em produções de mais destaque, entre eles “Entre Irmãos”, “Inimigos Públicos”, “Educação”, sendo indicada pela primeira vez ao Oscar por este último papel. Em 2020, Mulligan protagonizou “Bela Vingança” e foi indicada pela segunda vez como Melhor Atriz no Oscar.

Emma Stone, por “Pobres Criaturas”

Indicada pela quarta vez ao Oscar, a atriz e produtora norte-americana Emma Stone concorre como Melhor Atriz pelo papel de Bella Baxter em “Pobres Criaturas”. Na trama, a mulher é reanimada após suicídio por um médico louco que substitui seu cérebro pelo de seu bebê ainda não nascido.

Com a mesma atuação, Emma ganhou a estatueta dourada na 81ª edição do Globo de Ouro. A atriz também é conhecida por seus trabalhos em “Zumbilândia”, “A Mentira”, “Amor a Toda Prova”, “Histórias Cruzadas” e “O Espetacular Homem-Aranha”.

Melhor Atriz Coadjuvante

Emily Blunt, por “Oppenheimer”

Estreante no Oscar, Emily Blunt, de 40 anos, concorre na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho no filme “Oppenheimer”. Ela interpreta a bióloga e botânica Kitty Oppenheimer, esposa de Robert Oppenheimer. A atriz nasceu em Londres, mas é naturalizada americana. Ficou conhecida por atuar em “O Diabo Veste Prada”, em 2006. Também teve participações em sucessos como “A Rainha Vitória”, “Um Lugar Silencioso” e “Mary Poppins”.

Danielle Brooks, por “A Cor Púrpura”

Outra estreante na premiação é a norte-americana Danielle Brooks, 34 anos, indicada por sua atuação em “A Cor Púrpura” e única representante do filme na premiação. No musical, a atriz vive Sofia, uma mulher independente e disposta a lutar contra o patriarcado e o racismo. Brooks interpretou o papel pela primeira vez na Broadway, em 2015. Ela também teve destaque por seu papel como Tasha "Taystee" Jefferson na série “Orange Is the New Black”.

Veja Também

America Ferrera, por “Barbie”

A latina America Ferrera, 39 anos, também concorre ao Oscar pela primeira vez, por seu trabalho em “Barbie”, vivendo a humana Gloria, que tem uma conexão com a boneca. A atriz protagoniza um monólogo emocionante que se tornou uma das cenas mais famosas do filme, detalhando as dificuldades que as mulheres enfrentam em uma sociedade patriarcal.

Antes, America estrelou a comédia “Betty, a Feia”, em 2006, que lhe rendeu um Globo de Ouro, um prêmio do Screen Actors Guild e um Emmy, sendo a primeira e única mulher latina a vencer por um papel principal.

Jodie Foster, por “Nyad”

Chegando a sua quinta indicação ao Oscar, a americana Jodie Foster, de 61 anos, concorre como Melhor Atriz Coadjuvante por “Nyad”. Ela interpreta Bonnie Stoll, melhor amiga da nadadora Diana Nyad. Foster, que já venceu a premiação duas vezes como Melhor Atriz por “Acusados” e “O Silêncio dos Inocentes”, também é produtora e diretora e acumula indicações e conquistas no BAFTA, Globo de Ouro e Emmy.

Da'Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”

Quem também estreia na premiação este ano é a atriz e cantora americana Da'Vine Joy Randolph, 37 anos, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante pelo trabalho em "Os Rejeitados". Ela interpreta Mary Lamb, cozinheira-chefe do internato Barton Academy. Da'Vine ficou conhecida por seu papel como Oda Mae Brown na produção original da Broadway de Ghost the Musical, pela qual foi indicada ao Tony Award por Melhor Atriz em Destaque em um Musical.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895