Arte & Agenda

Lima Duarte e Hermano Penna relembram “Sargento Getúlio” em Gramado

Encontro se insere nas homenagens aos 30 anos do filme no Festival de Gramado

Encontro se insere nas homenagens aos 30 anos do filme no Festival de Gramado
Encontro se insere nas homenagens aos 30 anos do filme no Festival de Gramado Foto : Itamar Aguiar/PressPhoto/Divulgação/CP
Por pouco mais de uma hora, o diretor Hermano Penna e o ator Lima Duarte completaram um encontro com a mídia nacional e internacional, no final da tarde desta terça-feira, durante o Festival de Cinema de Gramado. Ao completar 30 anos, o filme dirigido por Penna e que conta com a atuação de Lima, sai de Gramado com uma homenagem especial, e merecendo a lembrança de seus principais protagonistas. “É uma grande felicidade receber esta homenagem aqui, onde tudo começou”, resumiu Penna, referindo-se à estreia do filme no Festival de Gramado.

Lima Duarte falou da infância em Minas Gerais aos convites para gravar em Portugal, passando pela experiência de estar ao lado de um “jovem e talentoso ator” no filme “A Busca”, com Wagner Moura. “Quero fazer mais filmes com ele”, contou.

Das histórias do pai que o encantava ao vestir-se de gala para ouvir rádio, aos trabalhos de dublador em desenhos animados, Lima Duarte provocou risadas entre os jornalistas presentes, revelando passagens marcantes de sua formação artística e humana. “Eu tinha voz de suvaco”, comentou, criticando um tal “naturalismo de consumo”, na linguagem usada hoje, principalmente na televisão.

Sobre “Sargento Getúlio”, Penna afirmou que o foi filme que “zerou o borderô da Embrafilme”. Já o ator comentou que atuar, em todos os tempos, tem sido a sua “maneira de lutar pela causa, ser profundamente brasileiro e me aprofundar na alma brasileira”. “Sargento Getúlio” foi um filme movido unicamente por uma coisa: “Paixão”, concordaram.

Na noite desta terça, ambos recebem homenagem no Palácio dos Festivais. O Festival de Cinema de Gramado segue até o próximo sábado.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 4 de novembro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio