Lives para celebrar uma quarentona

Lives para celebrar uma quarentona

Jornada Literária de Passo Fundo completa 40 anos com eventos virtuais de 26 a 28 deste mês

Premiada escritora Marina Colasanti, presente desde a segunda edição, estará em uma das lives do dia 26

publicidade

A Jornada Literária de Passo Fundo completa 40 anos de história este ano. Para marcar este projeto de incentivo à formação de leitores, encontros com escritores ligados à trajetória das Jornadas Literárias, que também abrange a Jornadinha Nacional de Literatura, será realizada programação on-line, de 26 a 28 de outubro para relembrar histórias e curiosidades do evento. Escritores que estiveram presentes em diferentes momentos da Jornada estão confirmados, como Alckmar Luiz dos Santos, Cíntia Moscovich, Ferréz, Elisa Lucinda, Flávio Carneiro, Julián Fuks, Luciana Savaget, Luís Augusto Fischer, Maria Esther Maciel, Marina Colasanti, Ricardo Azeredo e Roger Mello. Nestas quatro décadas de história, quase mil escritores e cerca de 270 mil pessoas prestigiaram as Jornadas. 

A escritora Marina Colasanti participa desde a segunda edição da Jornada, em 1985. Ela estará na live do primeiro dia da programação das homenagens, no dia 26 de outubro. “Já não sei quantas vezes participei da Jornada de Literatura. O que sei é que a prateleira superior da minha estante exibe muitos troféus com que os autores eram presenteados na cerimônia de encerramento. Isso, somando os meus e os do meu marido Affonso Romano de Sant’Anna”, comenta, fazendo referência ao seu marido, que esteve em muitas edições da Jornada. Marina lembra da emoção de participar das Jornadas e da energia do público. “Lembro perfeitamente quando a professora Tania Rösing, idealizadora da Jornada, criou a tenda de circo. Que frio naquela tenda! E quanto calor humano na plateia. E que alegria quando a lona se multiplicou, colorida, nas pequenas tendas da Jornadinha. Era sempre um prazer suplementar ver as crianças, com a mochila da mesma cor da tenda, encaminhando-se para a leitura de literatura que dali para a frente, marcaria suas vidas. Por isso só posso exclamar: longa vida à Jornada de Passo Fundo”, conclui. 

As duas lives de abertura serão precedidas pelo vídeo “Jornada: Memória Lida”, às 19h. Das 19h30min às 20h30min, a mesa será intitulada “Leitura em Qualquer Socie(i)dade, com Flávio Carneiro e Luciana Savaget, sob mediação de Patricia Valeiro. Das 20h30min às 21h30min, a discussão será em torno de “Leitores, a Sociedade dos Sonhadores Vivos”, com Roger Mello e Marina Colasanti, sendo mediados por Claudia Toldo. 
No dia 27, às 19h30min, a mesa é “Ocupações Físicas e Digitais: a Literatura tem?”, com Julián Fuks e Alckmar Luiz dos Santos. Mediação: Marlete Diedrich. Às 20h30min, será o painel “Leituras por Aqui no Sul”, com Cíntia Moscovich e Luís Augusto Fischer. Mediação: Ivania Aquino. Nas duas mesas de encerramento, no dia 28, a primeira, às 19h30min, trata de 30min - Vozes e pertencimento: a literatura tem?”, com Elisa Lucinda e Ferréz e mediação de Francisco Fianco, encerrando, às 20h30min, com “Leitores Livres, Seres Comuns”, com Ricardo Azevedo e Maria Esther Maciel. Mediação: Gerson Trombetta. 

As lives são gratuitas e serão transmitidas pelo canal do Youtube da UPF Online. Para quem tem interesse na certificação, basta se inscrever no site www.upf.br/jornada40anos. As atividades são promovidas pela Universidade de Passo Fundo e Prefeitura de Passo Fundo. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 30 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895