A Livraria Cultura informou nesta quarta-feira ter adquirido a totalidade da Fnac Brasil. A operação brasileira da rede francesa inclui 12 lojas em sete Estados, além de presença online. Os valores envolvidos no negócio não foram revelados e a transação deverá ser concluída nas próximas semanas.
A Livraria Cultura conta com uma rede de 18 lojas. Segundo o comunicado enviado pela companhia, "a união entre os dois grupos criará valores e sinergias" e também "permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios, adicionando novas linhas dos produtos e serviços". "A Livraria Cultura tem um projeto industrial ambicioso para a Fnac Brasil e vai se apoiar na forte notoriedade da rede Fnac e na expertise das equipes para dar sequência à sua estratégia de desenvolvimento", indica o comunicado. "Para dar ao novo conjunto todos os meios de se posicionar entre os líderes do mercado, a Fnac Darty vai autorizar a utilização da marca Fnac e vai proceder uma recapitalização", explica ainda a nota.
Em março, a Fnac Brasil emitiu um comunicado no qual afirmava o início de um processo de busca de um parceiro local. A empresa dizia, no entanto, que seu objetivo era "continuar e reforçar sua operação" no Brasil. A Fnac também negou, na ocasião, a intenção de deixar o negócio no País.
A Fnac chegou ao Brasil em 1999. Em 2015, as atividades do grupo no país registraram receita de 137 milhões de euros. A filial brasileira continuava estruturalmente deficitária dentro de um mercado instável e competitivo.
Livraria Cultura compra operações da Fnac no Brasil
Transação deve ser concluída nos próximos dias e loja somará 30 lojas