Livreiros da área internacional comemoram incremento das vendas

Livreiros da área internacional comemoram incremento das vendas

Ano passado, bancas ficaram dentro do Margs

Correio do Povo

Ala conta com sete bancas em frente ao Café do Margs

publicidade

* Por Helena Ribeiro, sob supervisão de Rodrigo Celente
 
Localizada em frente ao Museu de Arte do Rio Grande Sul (Margs), a área internacional da Feira do Livro traz um pouco da literatura de diversos países para Porto Alegre. Neste ano, a ala conta com sete bancas, que oferecem livros em inglês, espanhol, alemão, italiano, frânces e japonês, além de dois títulos com obras traduzidas de autores da República Checa, o país homenageado desta edição.

O novo local, inclusive, é motivo de comemoração para os livreiros, que já percebem um movimento mais intenso. "Ano passado nós estavamos escondidos dentro do Margs, então melhorou mais ou menos em uns 30% as vendas", observa Miguel Gómez da Calle Corrientes Livros em Espanhol.

Por enquanto, os livreiros apontam a coleção infanto-juvenil "Antiprincesas e anti-heróis", da autora argentina Nadia Fink, como o item mais procurado, principlalmente por pais que buscam ensinar um segundo idioma para os filhos.

Com este mesmo objetivo, a descendente de alemães Leani Koppe aproveitou para comprar o clássico infantil "Chapeuzinho Vermelho" no idioma para a neta de um ano e preservar a cultura do país na família. "Eu quero ler para ela em alemão e em português. Eu já tenho essa história em português, então eu quero que ela também acompanhe em alemão para ensinar o idioma", conta.

Como homenageada desta edição, a República Checa também tem seu espaço garantido na área internacional. A banca do país tem o objetivo principal de promover o turismo e conta com dois livros: um de contos de importantes escritores do inicio do século XX e "Detendo o Vento", da poeta Markéta Pilátová.

Rosa Bastos foi uma das pessoas que passou pela banca e levou os títulos. "Não conseguiram trazer muitos livros, uma pena, né?  "Acho imporantantissimo (a área internacional), porque mostra a cultura e o que as pessoas pensam em outros países e em outra épocas, com outros costumes", complementa.

Além disso, a Editora peruana Os Menores Livros do Mundo é um dos maiores sucesso da ala. A ideia é transformar clássicos completos em miniatura, com direito a ilustrações e, em alguns casos, livros que contemplam mais de um título do mesmo autor.

Atualmente, a empresa conta com uma distribuidora em São Paulo e é presença garantida na Feira do Livro de Porto Alegre desde 2006. "O bonito e o gratificante é que desde aquela época o público nos procura todo ano. Eles querem fazer a coleção inteira, ou querem presentear, dar de lembrança... enfim, é um público muito carinhoso", comenta o expositor Elias Avelio.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895