Livro de Lya Luft é tema de debate nesta terça-feira

Livro de Lya Luft é tema de debate nesta terça-feira

Clube de Leitura BPE celebra a edição comemorativa aos 20 anos do livro "Perdas e Ganhos"

Correio do Povo

A escritora gaúcha Lya Luft faleceu em 2021, deixando obras em crônica, ensaios, romance e poesia

publicidade

Uma roda de leitura vai ter como tema o livro “Perdas e Ganhos”, da escritora gaúcha Lya Luft (1938 - 2021). O evento ocorre nesta terça-feira, às 17h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (rua Riachuelo, 1190), bairro Centro Histórico em Porto Alegre.
A iniciativa faz parte da programação do Clube de Leitura BPE, marcando os 20 anos do livro e o lançamento da nova edição, pela editora Record. Os encontros do Clube de Leitura tem o objetivo de debater obras pertinentes à história e cultura do universo literário. Para participar, é necessária a leitura prévia da obra. No dia do evento, a equipe da BPE realizará uma apresentação da vida e obra da autora no Salão Mourisco, seguida de bate-papo com o público. 
Na sequência, às 19h, o público está convidado a participar do encontro promovido pelo Instituto Cultural Laje de Pedra, no auditório do Farol Santander, em homenagem a Lya Luft, com a presença da jornalista Tania Carvalho e do escritor Fabrício Carpinejar, com mediação do jornalista Roger Lerina.
LIVRO. Conforme texto da editora Record, Lya foi uma mulher de seu tempo, e sobre ele deu seu testemunho em tudo o que escreveu. Uma mulher madura que experimentou perdas e ganhos, mas manteve o otimismo e amou a vida. Embora pouco doméstica, considerava sua família o centro da vida, e a vida mais importante do que a literatura.
Neste livro publicado pela Record, a romancista, cronista, ensaísta e poeta convida o leitor para refletir ao seu lado, indagar, contemplar e admirar o mundo. “Não somos apenas vítimas de fatalidades”, diz. “Somos também senhores de nossa vida.” Num misto de ensaio e memórias, Lya retoma diversos temas de “O rio do meio” — livro publicado em 1996, vencedor do prêmio de melhor livro da Associação Paulista de Críticos de Arte. Considera o ser humano ao mesmo tempo bom e capaz, fútil, medíocre e até cruel. Embarcado numa vida que é um dom, um mistério, e uma conquista a cada momento. Lya acredita que “a felicidade é possível, que não existe só desencontro e traição, mas ternura, amizade, compaixão, ética e delicadeza.” Sobre isso dialoga, aqui, com seu leitor.
Entre alegrias, descobertas, decepções e buscas, em “Perdas e ganhos” — livro posterior a “Mar de dentro” — a autora busca dar um testemunho pessoal sobre a experiência do amadurecimento. Convoca o leitor para ser seu amigo imaginário: cúmplice e companheiro de reflexões que vão da infância à solidão e à morte, ao valor da vida e à transcendência de tudo. Lya divaga, discute e versa, com ímpeto, compaixão, e muitas vezes bom humor, sobre velhice, amor, infância, educação, família, liberdade, homens e mulheres, gente de verdade. 
EMPRÉSTIMOS. Os livros para empréstimo na BPE podem ser encontrados no Setor de Empréstimos, de segunda a sexta, das 10h às 18h, na entrada pela rua General Câmara, e podem ser retirados mediante cadastro (é preciso documentação, comprovante de residência e o pagamento de taxa única de R$ 10,00). 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895