Você conhece o Janja Banja, que come laranja, que gosta de canja e de contar histórias? Ele é a personagem principal do espetáculo musical Tomou Conta da História, produzido pelo músico e compositor Jorge Foques, e apresentado pela primeira vez um 2004.
Para comemorar os vinte anos deste espetáculo musical, está sendo lançado o livro Tomou Conta da História, livro infantil com narrativa de Gláucia de Souza para roteiro musical Jorge Foques e ilustrações Yris Tanaka. O evento será realizado no sábado, dia 19, às 15h30, no Espaço Amelie (rua Vieira de Castro, 439 - Porto Alegre), com pocket show e autógrafos. A história vivida por Janja e seus amigos pode ser lida em duas versões: o roteiro original de Jorge Foques e uma narrativa adaptada a partir do roteiro por Gláucia de Souza, ambas versões ilustradas por Yris Tanaka, com projeto gráfico de Camila Raposa.
O livro também traz as partituras das canções compostas anteriormente pelo artista para diferentes espetáculos Pinóquio (adaptação de Ronald Radde), Pinocchio (adaptação de Edson Mendez), Pingo D’Água em A Cigarra e a Formiga (adaptação de J. C. Rocco), para o álbum Turma do Souza e para os programas infantis Bambuluá, Iscavoka Iscavoka e Sítio do Picapau Amarelo (Rede Globo).
Espetáculo
O musical infantil Tomou Conta da História, cuja estreia ocorreu no Teatro Renascença, em Porto Alegre (RS), em 2004, falava sobre Janja Banja, um menino que estava indo contar histórias para a Turma do Souza quando ganhou da Floresta Encantada um livro. Ao abrir o livro, Janja é transportado para o sítio da Vovozuda e entra em contato com personagens como a Cigarra, a Formiga, Pinóquio e Emília.
O espetáculo contou com a orientação cênica de Denizeli Cardoso, também responsável pela concepção do personagem Clown e por intervenções no roteiro.
Depois de sua estreia, o musical Tomou Conta da História passou a fazer parte de um projeto que procura, por meio do Teatro e da Música, despertar o gosto pela leitura e questionamentos sobre assuntos do nosso cotidiano.