Livro "Influência" ganha sessão de autógrafos nesta terça

Livro "Influência" ganha sessão de autógrafos nesta terça

O pesquisador Henrique Fagundes da Costa lança o seu livro com fotografias de Eduardo Rocha em evento no Theatro São Pedro

Correio do Povo

Foto do livro “Influência”, obra de autoria do pesquisador Henrique Fagundes da Costa

publicidade

O Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº) recebe, nesta terça-feira, a partir das 20h, a sessão de autógrafos do livro “Influência”, do pesquisador gaúcho Henrique Fagundes da Costa. A obra traz um rico panorama das origens do povo sulino, pela ótica da equitação crioula. O autor, nascido em Bagé e residente em Porto Alegre, concilia a carreira de médico veterinário com suas investigações. 

Resultado de 15 anos de ininterrupta pesquisa, a narrativa apresenta na publicação uma revisão de acontecimentos da história de gaúchos e gaúchas culminando num relato conciso, baseado em meticuloso trabalho e enriquecido com fragmentos de textos com suas grafias originais. O livro conta a história da formação cultural dos gaúchos com imagens produzidas exclusivamente pelo fotógrafo Eduardo Rocha que são mais que recriações históricas, testemunhos vivos que renascem das descrições literárias ganhando uma conexão com a pesquisa. Aliado ao projeto gráfico, o livro oferece um conteúdo que resgata memórias, valorizando o regionalismo e o culto às tradições gaúchas, dando novas perspectivas às novas gerações. 

“Neste longo processo, foram utilizadas centenas de fontes diretas, artigos e mapas. Foram visitados arquivos e museus em diversos países na América do Sul e Europa, para trazer um conteúdo com uma forte carga cultural respaldada por uma sólida pesquisa”, conta Fagundes. “Para tal as imagens, buscamos referências na literatura e ilustrações de época, recriando cenas da cultura gaúcha com a utilização de vestuário e peças originais, dignas de museus, para dar toda a veracidade que buscamos representar”.

A iniciativa alia a escrita, a imagem e os meios digitais na narração de cenas basilares, que culminaram na formação da identidade gaúcha. O formato é de 30x30 centímetros, com 252 páginas e capa dura. O projeto tem patrocínio da Vital Alimentos, a produção cultural da Magali Produções e a edição da Editora Gaúcha.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895