Longa gaúcho 'Os Pássaros de Massachusetts' estreia no Amazon Prime

Longa gaúcho 'Os Pássaros de Massachusetts' estreia no Amazon Prime

Filme foi rodado em Porto Alegre

Sofia Nóbrega, Bruno de Oliveira e Fernanda Detoni, integrantes do projeto

publicidade

Rodado em Porto Alegre, o filme "Os Pássaros de Massachusetts", com direção do gaúcho Bruno de Oliveira, está disponível na plataforma Amazon Prime. A história se passa durante três dias de inverno, quando Fernanda (Fernanda Detoni), Bruno (Bruno de Oliveira) e Sofia (Sofia Nóbrega) se encontram pelas ruas da Capital. O entrelace ocasional leva os três jovens de 20 e poucos anos a descobrirem mais sobre cada um e sobre a vida. Inédito no circuito comercial, o filme teve sua première no Festival de Cinema de Gramado em 2019. A produção é da B25 com distribuição da Elo Company.

Com uma narrativa minimalista, marcada por silêncios, texturas e muitos detalhes espalhados ao longo da história, Bruno de Oliveira constrói o universo de seus personagens. Gravado em 20 diárias, distribuídas durante quatro meses de 2018 na capital gaúcha, o longa-metragem é uma produção de baixo orçamento feita entre amigos. "Nos divertimos muito fazendo o filme, dando rolês, rindo",  relembra o diretor e ator. "E fizemos sem saber como tudo iria se encaixar para contar a história, que na verdade é um passeio por Porto Alegre e pela vida das três personagens", resume.

Para o realizador, a capital dá o tom do filme. "É a cidade em que eu nasci, cresci e seria legal se ela fosse mais representada no audiovisual para que as pessoas daqui ou de outros lugares tivessem uma ideia do que seria uma atmosfera de Porto Alegre", explica o diretor. O roteiro nasceu sem diálogos, que foram construídos ao longo das filmagens com um elenco de não atores. Parte da narrativa também foi construída na montagem, assinada por Leonardo Michelon. O diretor também destaca a trilha sonora original do compositor Felipe Rotta, que embala as idas e vindas dos personagens com batidas eletrônicas, arranjos inspirados na sonoridade japonesa e o uso de banjo.

Uma caminhada solitária ou acompanhada pelo parque, a simples ida a uma lancheria, conversas triviais, o cotidiano e a construção natural das relações estão entre as imagens que o diretor captura em detalhes. Na trama, Sofia acaba de passar em um mestrado nos EUA. Ela faz amizade com Fernanda que trabalha como costureira. Juntas elas conhecem o fotógrafo Bruno em uma festa. O cineasta cita o cinema de Robert Bresson, Eric Rohmer e Hong Sang-Soo como algumas das grandes influências de "Os Pássaros de Massachusetts".


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895