Arte & Agenda

Louvre abre ao público nova área de arte islâmica

Ala com três mil peças custou aproximadamente 131 milhões de dólares

Ala com três mil peças custou aproximadamente 131 milhões de dólares
Ala com três mil peças custou aproximadamente 131 milhões de dólares Foto : AFP
O museu parisiense do Louvre abriu neste sábado ao público uma nvoa área dedicada à arte islâmico, em uma tentativa de estimular mais conhecimento de uma religião vista geralmente com desconfiança nos países ocidentais. A ala dedicada à arte islâmica custou aproximadamente 131 milhões de dólares e teve o apoio do governo francês e importantes doações da Arábia Saudita, Marrocos, Kuwait, Omã e Azerbaijão.

Os 3.000 metros quadrados da ala, dividida em dois andares, percorrem a arte islâmica do século VII até o século XIX em 3.000 peças. A nova área, inaugurada oficialmente na terça-feira pelo presidente francês François Hollande, foi aberta neste sábado ao público, que pode apreciar a arte de uma região geográfica que vai da Europa até a Índia, e que inclui a mais antiga carta de amor do mundo muçulmano.

A França tem mais de quatro milhões de muçulmanos. A enorme exposição no Louvre coincide com uma série de protestos nos países muçulmanos contra um vídeo produzido nos Estados Unidos que ofende o profeta Maomé e contra charges do profeta publicadas em uma revista francesa.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio