Luiza Hellena canta sua história no Ecarta Musical

Luiza Hellena canta sua história no Ecarta Musical

Cantora de 78 anos faz show gratuito neste sábado

Correio do Povo

Luiza Hellena é integrante da Velha Guarda da escola de samba Praiana

publicidade

"Luiza Hellena, uma voz" é o nome do show da cantora e compositora no projeto Ecarta Musical neste sábado, 27 de maio, às 18h, com entrada franca.
 A artista de 78 anos interpreta 14 canções autorais e de grandes compositores, dialogando com sua trajetória de vida e o samba. Vem acompanhada de Silfarnei Alves, no violão, Heleno na percussão e o músico e pesquisador Paulinho Parada na produção.
No repertório, composições próprias como “Justiça” e “Lupi sua arte, sua glória”, e de compositores, como Túlio Piva, João  Nogueira, Gonzaguinha, Lupicínio Rodrigues, Pixinguinha, Arlindo Cruz, Candeia, entre outros.
Entre os sucessos serão interpretadas "Gente da noite", "Sangrando", "Pintura sem arte", "Nunca" e "Ela disse-me assim".
Integrante da Velha Guarda da Praiana, escola de samba mais antiga e tradicional de Porto Alegre, reconstitui nomes emblemáticos para a escola, como Zé Gomes e Zé Grande, nas canções “Janaína e a Festa de Reis” e “As alegrias da vida”. 
 
Precursora
 
“Este espetáculo musical  reconta a trajetória de vida da cantora que declara seu amor pela música e história das mulheres invisibilizadas. Suas composições dialogam com o direito de existir sendo mulher, negra e uma senhora cantora que domina sua voz e sua vida”, resume o produtor e pesquisador Paulinho Parada, doutorando em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A cantora iniciou sua carreira em época que cantar sendo mulher encontrava limitações e preconceito de gênero. Mesmo cantando desde a adolescência sem apoio familiar, só começou a se apresentar na noite após a separação do marido com quase 30 anos. Participou de shows em vários estados brasileiros e na América Latina.
 
Um documentário de 13 minutos conta um pouco da vida artista e pode ser visto neste link no YouTube:

 

SERVIÇO:
O QUÊ: Luiza Hellena, uma voz
DATA: Sábado, 27 de maio, às 18h
LOCAL: Fundação Ecarta (avenida João Pessoa, 943), Porto Alegre.
Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta. Entrada franca.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895