Lupita Nyong'o presidirá juri do Festival Internacional de Cinema de Berlim

Lupita Nyong'o presidirá juri do Festival Internacional de Cinema de Berlim

A atriz mexicano-queniana será a primeira pessoa negra, nos 74 anos de história do festival, a dirigir o painel que seleciona os ganhadores dos principais prêmios

AFP

Nyong'o ganhou destaque Oscar com atuação no filme '12 Anos de Escravidão'

publicidade

A atriz mexicano-queniana Lupita Nyong'o presidirá, em fevereiro, o juri do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), primeiro grande encontro cinematográfico do ano na Europa, anunciaram os organizadores nesta segunda-feira, dia 11 .

A Berlinale, como o evento alemão é popularmente conhecido, indicou à AFP que Nyong'o será a primeira pessoa negra em seus 74 anos de história a dirigir o painel que seleciona os ganhadores dos principais prêmios, o Urso de Ouro e o Urso de Prata.

Os diretores do festival, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatiran, se declararam "felizes e orgulhosos" de Nyong'o, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por "12 Anos de Escravidão", ter aceitado o posto.

"Lupita Nyong'o encarna aquilo que gostamos no cinema: versatilidade para realizar diferentes projetos, se dirigir a diferentes públicos e coerência com uma ideia que é bastante reconhecível em seus personagens, por mais diversos que pareçam", afirmaram em um comunicado.

Nyong'o nasceu na Cidade do México de pais quenianos e cresceu no Quênia antes de estudar cinema e teatro nos Estados Unidos, onde trabalhou inicialmente em várias produções cinematográficas.

Seu primeiro grande sucesso como atriz veio com o papel de Patsey no impactante longa de Steve McQueen, com o qual conseguiu um Oscar.

Seus outros sucessos nas telonas incluem o papel da guerreira Nakia no filme de super-heróis da Marvel "Pantera Negra" e sua sequência, o filme de terror de Jordan Peele "Nós" e "Star Wars: o Despertar da Força".

A Berlinale, que acontecerá entre 15 e 25 de fevereiro, é, ao lado de Cannes e Veneza, um dos três festivais de cinema mais importantes da Europa, e serve como lançamento anual para a indústria.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895