Luzes sobre a cidade monumental

Luzes sobre a cidade monumental

Noite dos Monumentos terá visitas guiadas, iluminação e atrações musicais em 12 espaços da Capital

Correio do Povo

Monumento ao General Osório, na Praça da Alfândega, terá visita guiada nesta sexta, a partir das 19h

publicidade

Depois do movimentar Porto Alegre em maio com visitas a espaços culturais, o Instituto Noite dos Museus lança, de hoje até domingo, o projeto Monumentos. A programação contará com visitas guiadas, palestras, iluminação cênica e atrações musicais em 12 lugares diferentes. Ao longo de cinco edições presenciais (2016, 2017, 2018, 2019 e 2022), reunindo 430 mil pessoas, o Instituto Noite dos Museus resolveu diversificar e apresentar a Noite dos Museus Monumentos, que fará com que o público veja o cenário urbano da cidade com outros olhos. 

A iluminação cênica de monumentos e obras públicas da Capital, já característica do evento, novamente fará parte do projeto, além das visitas guiadas pré-agendadas na página do projeto e palestras. Também serão realizados shows musicais em seis monumentos. “O objetivo do projeto é colocar os holofotes nas obras e monumentos públicos de Porto Alegre e dar a conhecer um pouco mais sobre a história e as curiosidades que envolvem cada uma das obras. Muitas vezes depredados, esses monumentos passam desapercebidos pela grande maioria das pessoas. Queremos dar uma nova perspectiva a esse patrimônio e que as pessoas os entendam, respeitem, cuidem e valorizem”, destaca Rodrigo Nascimento idealizador do projeto. 

As atividades do Noite do Museu Monumentos têm início nesta sexta-feira, às 18h, com uma visita guiada ao monumento da praia de Ipanema, seguido de shows das 19h às 23h, de Comparsa Candombe Porto Alegre, AfroEntes, Dona Conceição e Pâmela Amaro. No Viaduto Obirici, localizado no bairro Passo D’Areia, ocorre às 19h, uma visita guiada ao monumento Índia Obirici. No Centro Histórico, serão realizadas, às 18h e 19h, respectivamente, visitas guiadas às obras Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana e ao monumento a General Osório, ambas na Praça da Alfândega. Por volta das 20h, começam os shows de Narrador Kanhanga, Negra Jaque, Rafa Rafuagi e Da Guedes. 

Para esta primeira edição foram selecionados 12 monumentos e obras públicas: além do monumento em Ipanema, de Gilberto Silveira, e da “Índia Obirici”, do pintor Nelson Boeira Fäedrich e do escultor Mário Arjonas; serão iluminados e receberão visitas a “Supercuia”, escultura de Saint Clair Cemin, na Esplanada Ely Lopes Meirelles; “Olhos Atentos”, mirante de José Resende, junto à Usina do Gasômetro; “Monumento aos Açorianos”, conjunto escultórico de Carlos Tenius na Praça dos Açorianos; “Monumento a Júlio de Castilhos”, de Décio Villares, na Praça da Matriz; “Painel Loureiro da Silva”, de Vasco Prado, no Viaduto Loureiro da Silva; “Recortado”, painel em ferro de Xico Stockinger na Praça Dom Sebastião; “Afluentes do Guaíba”, conjunto de quatro estátuas de mármore, na Hidráulica Moinhos de Vento; “Chafariz Imperial” de Carrier-Belleuse, no Parque da Redenção; e “Monumento ao Expedicionário”, na Redenção, e “O Laçador”, próximo ao Aeroporto, ambos do escultor Antonio Caringi.

No portal da Noite dos Museus será possível conhecer os 12 monumentos dessa edição mais 18 outros marcos, totalizando 30 monumentos e obras públicas, baseados na pesquisa do mestre em artes visuais José Francisco Alves, publicada no livro “A Escultura Pública de Porto Alegre”.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895