Macarenando Dance Concept comemora cinco anos com programação especial em Porto Alegre

Macarenando Dance Concept comemora cinco anos com programação especial em Porto Alegre

Grupo fará apresentações na Capital desta sexta até o domingo

Vera Pinto

Coletivo tem apostado no bom humor e em experiências originais para se aproximar do público

publicidade

Desta sexta até domingo, o Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°) sediará a programação especial, alusiva aos cinco anos de trajetória do Macarenando Dance Concept. Hoje, às 21h, tem “Abobrinhas Recheadas: Dance a letra”. No sábado, às 10h, “Conversas Macarenando (Sala de Oficinas Multipalco); às 18h, “Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto” e às 21h, “Dance a Letra...Caetano. O encerramento será com “Das Tripas Sentimento”, baseado no sentimento contido na obra de Elis Regina, domingo, às 18h. 

O coletivo coordenado por Diego Mac e Gui Malgarizi tem apostado no bom humor e em experiências originais para se aproximar do público, mobilizar pessoas e provocar mudanças. O início foi com a pesquisa de “Cem Formas para o Amor”, que relacionava a dança e o romantismo clichê, tão desgastado. A ideia era trabalhar com a dança que está no mundo, tentando ressignificá-la.

Humor e dança

Paralelamente os membros do grupo estudavam a dança relacionada ao humor, em “Abobrinhas Recheadas”, com vários jogos baseados na improvisação. Destacando um deles, “Abobrinhas Recheadas, Dance a letra” traz coreografias a partir de gestos literais, de músicas do imaginário popular, que se transformou em outras montagens, em 16 temporadas. 

Em 2017, Caetano Veloso foi o tema, a partir da percepção de que questões mais densas pediam passagem. No mesmo ano fizeram uma encenação imersiva de terror, “Casa do Medo”, na Casa Tony Petzhold. Em 2018, foi a vez de compor Roberto Carlos, no mesmo modelo da literalidade. Mostras de oficinas vieram a seguir, assim como Conversas Macarenando. Bastante presente nas redes sociais, produziram um e-book. 

A busca pela independência marcou a trajetória do grupo, com 15 integrantes, que sabe da importância de editais e políticas de fomento, mas foi atrás de ferramentas e investiu no planejamento e espírito de equipe. Vale destacar que “Das Tripas Sentimento” se baseia em montagem feita há 19 anos, que cultua a memória da MPB por meio da dança. “Mais que um ponto de partida, é um ponto de encontro. O que podemos resgatar da luta de uma artista que queria ser respeitada e se pautava pela liberdade de discurso e pensamento”, fala o dramaturgo da obra, Gui Malgarizi. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895