MACRS reabre ao público com "Artistas Mulheres"

MACRS reabre ao público com "Artistas Mulheres"

Exposição apresenta obras de mulheres que integram a coleção do museu

Arte & Agenda

Obra de Ana Alegria chamada "Elis quem grita vive"

publicidade

O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) reabre hoje com a inauguração de “47% – Artistas mulheres no acervo do MACRS”, com curadoria de Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin. A exposição, que traz ao público obras de mulheres que integram a coleção do museu, ocupa as galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger (6º andar), Sala Augusto Meyer (3º andar) e Virgílio Calegari (7º andar), espaços da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736).  

Após mais de dez meses fechado em função das medidas de segurança sanitária e de combate à disseminação da Covid-19, o Museu volta a receber o público. A instituição precisou adiar a abertura dessa mostra e como alternativa acabou publicando lives e postagens nas redes sociais. “47% – Artistas mulheres no acervo do MACRS” nasceu do projeto “Mulheres nos Acervos”, uma pesquisa colaborativa que coleta e analisa dados sobre a presença de trabalhos de artistas mulheres nas coleções públicas de arte de Porto Alegre. A pesquisa das curadoras concluiu que o acervo do MACRS possui a maior porcentagem de artistas mulheres dentre as instituições públicas de arte da Capital: 47,7% (366 artistas), configurando-se como o acervo estudado mais próximo de atingir a paridade de gênero. 

Em nível nacional não se tem registro de nenhum outro museu que tenha alcançado essa marca, e os números revelados reforçam a política de aquisição implantada na atual gestão do MACRS, com um olhar mais plural em relação à produção contemporânea.  A mostra coletiva também faz  um olhar crítico à coleção, pensando na representatividade dentro do acervo, com poucas artistas negras e trans e apenas uma artista indígena. 

A exposição também contará com ações educativas, como visitas guiadas em libras e comentários críticos, além de etiquetas com QR Codes que acionam audiodescrição das obras. O MACRS cumprirá todos os protocolos sanitários vigentes em sua reabertura. A visitação pode ser feita, das 10h às 18h, mediante agendamento pelo e-mail (visitaccmq@gmail.com).  

Artistas:

Ana Alegria, Angela Plass, Camila Schenkel, Claudia Barbisan, Cláudia Hamerski, Claudia Paim, Denise Gadelha, Dione Veiga Vieira, Eleonora Fabre, Élida Tessler, Elle de Bernardini, Fernanda Barroso, Gisela Waetge, Glaucis de Morais, Iole de Freitas, Isabel Ramil, Karin Lambrecht, Karina Nery, Leda Catunda, Leila Danziger, Lidia Lisbôa, Lilian Maus, Lurdi Blauth, Marcela Tiboni, Maria Lídia Magliani, Maria Lúcia Cattani, Mariana Silva, Mariane Rotter, Marina Camargo, Mayana Redin, Patrícia Francisco, Pietrina Checcacci, Regina Silveira, Romanita Disconzi, Romy Pocztaruk, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Shirley Paes Leme, Vera Chaves Barcellos e Yana Tamayo.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895