Maestro alemão Raphael Haeger estreia com a Ospa

Maestro alemão Raphael Haeger estreia com a Ospa

Solos do pianista Gustavo Carvalho integram o concerto deste sábado, 27

Correio do Povo

Maestro Raphael Haeger faz sua estreia com a Ospa

publicidade

Dois grandes expoentes do romantismo dividem o repertório do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), junto ao CAFF (avenida Borges de Medeiros, 1501). Neste sábado, 27, às 17h, o maestro Raphael Haeger faz sua estreia com a Ospa, que interpreta “Burlesca, TrV 145”, de Richard Strauss, com solos de Gustavo Carvalho ao piano, e “Sinfonia nº 1, ‘Titã’”, de Gustav Mahler. Os ingressos para o espetáculo estão à venda no Sympla.

Também é possível acompanhar, gratuitamente, a transmissão ao vivo no canal da Ospa no YouTube. Antes da apresentação, às 16h, o flautista e professor Leonardo Winter comenta a vida e a obra dos compositores na série de palestras Notas de Concerto.

Richard Strauss (1864-1949) tinha apenas 21 anos de idade quando compôs “Scherzo em Ré Menor para Piano e Orquestra”. Na sua estreia em 1890, a obra foi rebatizada de “Burlesca”. A composição foi escrita em homenagem ao mentor do compositor, o pianista e maestro Hans von Bülow. Segundo Raphael Haeger, “Burlesca tem abismos escuros com surpresas perigosas, fantasias delirantes, perseguições espirituosas e cenas inebriantes de desejo”.

O regente já conduziu a música original de Richard Strauss para o filme mudo “O Cavaleiro da Rosa” no Festival de Páscoa, em Baden-Baden, e na Elbphilarmonie, em Hamburgo. O destacado pianista brasileiro Gustavo Carvalho junta-se à Orquestra, neste espetáculo. O solista se apresentou pela primeira vez com a OSPA em 2002, sob regência de Isaac Karabtchevsky.

Seis meses depois da estreia de “Burlesca”, Gustav Mahler (1860-1911) apresentava pela primeira vez sua “Sinfonia Titã”. A obra tornou-se referência do romantismo e é uma das mais celebradas peças para piano da história da música. Suas referências atravessam canções e danças folclóricas, fanfarras militares, a música de salão dos cafés vienenses, o chilrear dos pássaros em uma caminhada matinal, flashbacks, premonições, guerras, entre outros cenários.

Raphael Haeger estudou percussão na Staatliche Hochschule für Musik, em Trossingen, na Alemanha. Entre 1994 e 2004, foi percussionista na orquestra do Teatro Nacional de Mannheim. Desde 2014, tem conduzido regularmente óperas infantis e programas de música de câmara com membros da Filarmônica de Berlim. Em 2022, realizou a estreia mundial do filme mudo "Brüder", com a música ao vivo composta por Martin Grütter, além de ter dirigido "Der Tribun", de Maurizio Kagel, com membros da Filarmônica de Berlim. Desde 2018, é convidado anualmente para reger a Orquestra Sinfônica do Teatro Guaíra, em Curitiba.

Gustavo Carvalho foi apontado pela revista francesa Le Monde de la Musique (2004) como um dos pianistas mais promissores de sua geração, e recebeu, inclusive, o aval de Nelson Freire. Em 2004, venceu o II Concurso Nelson Freire no Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos em Belo Horizonte, e posteriormente, na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Na temporada de 2023, além de recitais e concertos com orquestras no Brasil, França, Espanha, Romênia e Alemanha, realizará uma série de recitais a dois pianos com Cristian Budu, com quem vem mantendo um duo desde 2021.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895