Arte & Agenda

Maestro João Carlos Martins emociona na abertura do Festival de Cinema de Gramado

Pianista terá sua vida exibida no filme "João, O Maestro" que abre programação do evento

João Carlos Martins acompanhou os músicos tocando piano na abertura do Festival de Cinema de Gramado
João Carlos Martins acompanhou os músicos tocando piano na abertura do Festival de Cinema de Gramado Foto : Halder Ramos / Especial / CP
O pianista e maestro João Carlos Martins brilhou com a Orquestra Sinfônica de Gramado na abertura da 45ª edição do Festival de Cinema nesta sexta-feira. O consagrado músico fez uma participação especial durante a solenidade de abertura do evento. Após reger a orquestra, João Carlos Martins acompanhou os músicos tocando piano. Ao final, foi aplaudido de pé pelo público. "Não é uma orquestra que orgulha apenas Gramado. Orgulha o Brasil", elogiou.

• Gramado entra em ritmo cinematográfico

O filme "João, o Maestro", de Mauro Lima, que conta detalhes da vida do músico, como o primeiro concerto internacional, a compulsão e o perfeccionismo em relação à música, abriu a programação no Palácio dos Festivais.

Na solenidade de abertura, o presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, enfatizou a participação do maestro. "Tua presença nos envaidece e muito nos orgulha", agradeceu Néspolo.

O presidente destacou, ainda, a homenagem aos criadores do Festival de Gramado. "Celebrar 45 anos é valorizar o trabalho de muitos. Essa homenagem nada mais é do que fazer justiça", concluiu.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio