Arte & Agenda

Maneva apresenta as canções de suas duas décadas em Porto Alegre

Banda paulista apresenta nesta sexta-feira, às 21h, no Auditório Araújo Vianna, na Capital, o show da turnê “20 Anos: Origem”

Banda Maneva, formada por Fernando Gato, Fabinho Araújo, Tales de Polli, Diego Andrade e Felipe Sousa, se apresenta em Porto Alegre, nesta sexta, 10, 21h, no Auditório Araújo Vianna
Banda Maneva, formada por Fernando Gato, Fabinho Araújo, Tales de Polli, Diego Andrade e Felipe Sousa, se apresenta em Porto Alegre, nesta sexta, 10, 21h, no Auditório Araújo Vianna Foto : Pablo Grotto / Divulgação / CP

Se há uma banda no reggae nacional que conquistou o seu lugar cativo no coração dos fãs, com shows apoteóticos, canções com arranjos bem elaborados e a mensagem que fala de amor, liberdade, questões existenciais, esta banda é a Maneva. Com 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a banda formada por Tales De Polli (vocal e guitarra), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (bateria), é um dos principais expoentes do reggae nacional, junto com nomes como Planta e Raiz, Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Mato Seco, Tribo de Jah. Eles retornam a Porto Alegre com uma turnê especial, “20 Anos: Origem”, que comemora os 20 anos de anos de carreira deste grupo paulista. O show será nesta sexta-feira, 10, às 21h, no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), com alguns ingressos restantes pela plataforma Sympla.

A reboque do show que a banda fez em 14 de dezembro no Araújo Vianna, a base das músicas é o trabalho de estúdio mais recente, chamado "Origem" (2024), álbum que teve nove faixas, como “Me Leva”, “Novo Endereço”, “Bela”, “Relaxar”, “Incenso”, “Vestido de Seda”, “Soma”, “Só Sei” e “A Solidão”. Os hits dos 13 álbuns anteriores também estarão presentes, como “Lágrimas de Alegria”, “Saudades do Tempo”, “Daquele Jeito”, “Pisando Descalço”, “Êxodo”, “Seja Pra Mim”, “O Destino Não Quis”, “Meu Pai é Rastafar-i”, “Luz que Me Traz Paz”, “Deixe-me Ir/Tem Café” e “Anunciação”, esta pedrada de Alceu Valença lançada originalmente em 1983 e que ganhou uma versão maneiríssima com reggae e metais pela Maneva.

Depois de Porto Alegre, a turnê passa este mês por São Leopoldo (dia 12), Curitiba (dia 17), Areia Branca/RN (18) e Rio de Janeiro (19). No dia 5 de novembro, o quinteto se apresenta em Buenos Aires no C Art Media e no dia 22/11, em São Paulo. “A sensação de completar esse tempo de banda é de liberdade, de algo que está renascendo”, comenta Tales De Polli, vocalista do grupo. “Vai ser tudo carregado de emoção. Cenografia nova, repertório novo, estamos colocando a nossa alma na preparação dessa turnê”, complementa. Em dezembro do ano passado, Tales falou ao Correio do Povo da emoção do disco novo que é a base do show. “Com as músicas novas, a gente vê o brilho no olhar da galera. E você vê as pessoas realmente emocionadas, reflexivas, prestando atenção, e tentando conhecer as músicas, que são o autoral do Maneva, com lirismo, reflexão, a poesia, o romântico, aquele nosso reggae. A gente tá muito feliz com o resultado”, destaca.

Formada em 2005, a banda Maneva foi indicada ao Grammy Latino 2021, como “melhor canção em língua portuguesa”, com a faixa “Lágrimas de Alegria”, em conjunto com o Natiruts. Com 13 álbuns, diversos discos ao vivo e muitos hits, como “Seja Para Mim”, “O Destino Não Quis”, “Saudades do Tempo” e “Pisando Descalço”, o grupo faz parte do seleto “Top 200 Spotify”, que reúne os artistas mais ouvidos na plataforma. O reconhecimento é resultado das composições autorais, já que apenas o projeto “Tudo Vira Reggae” (2023) foi concebido exclusivamente com regravações.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 14 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio