Manfredo Schmiedt celebra 30 anos à frente do Coro Sinfônico da Ospa

Manfredo Schmiedt celebra 30 anos à frente do Coro Sinfônico da Ospa

O concerto festivo reúne a Ospa, 90 cantores e o solista Leonardo Winter neste sábado, dia 1.º de outubro

Correio do Povo

Com vasta experiência coral e orquestral por todo o mundo, Manfredo Schmiedt é o maestro do Coro Sinfônico da Ospa

publicidade

Manfredo Schmiedt revisita sua trajetória de 30 anos no comando do Coro Sinfônico da Ospa no concerto deste sábado, dia 1º de outubro, às  17h, na Casa da OSPA (Borges de Medeiros, 1501), com transmissão ao vivo pelo YouTube. Referência para gerações de músicos no Rio Grande do Sul, o maestro conta com vasta experiência coral e orquestral por todo o mundo. Já se apresentou-se, como convidado, em destacadas orquestras do mundo, como a Filarmônica de Mendoza (Argentina), a Orquestra Sinfônica da University of British Columbia (Canadá) e a Filarmônica de Belgrado (Sérvia). Os ingressos já estão à venda em Sympla.

Schmiedt detalha sobre o concerto e a data:

“Esse concerto é extremamente especial para mim, primeiro porque serão os 30 anos da minha carreira dentro Ospa, instituição que me acolheu em 1992 e na qual tive prazer de trabalhar com excelentes músicos e, principalmente, com os cantores do coro, todos voluntários e que dedicam o seu tempo para fazer música junto com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre”, pontua o maestro.

Sobre sua carreira, o maestro destaca:

Nesses 30 anos, tive o prazer de trabalhar com solistas de renome nacional e internacional e em concertos, nos quais preparamos o coro para grandes obras, como “Carmina Burana” e “Nona Sinfonia”, com mais de 300 artistas no palco. Os cantores do coro mudaram bastante ao longo deste 30 anos, mas todos tiveram o brilho no olho de poder cantar com a Ospa, uma das melhores orquestra do Brasil.

Concerto de sábado, dia 1 de outubro

A abertura do concerto será com “Sinfonia nº 6, Op. 74, em Si Menor – Patética”, de Tchaikovsky, por ser a primeira obra que Schmiedt regeu com a Ospa, quando foi vencedor do concurso jovens regentes promovido pela instituição.

A segunda obra é “Concertino para Piccolo e Cordas Concertino para Piccolo e Cordas”, de Ernani Aguiar, que foi o primeiro professor de Schmiedt no seminário de música em Montenegro (RS). A apresentação contará ainda com “Danças Polovetsianas”, com participação do Coro Sinfonico, considerado pelo maestro como “seu trabalho primordial” junto à Ospa.

No palco serão 90 cantores que se unem à Ospa. O solista convidado é Leonardo Winter, piccolo solista e flautista da Ospa, para a interpretação de “Concertino para Piccolo e Cordas” (2008). Winter explica que o flautim, também chamado de piccolo, é o menor instrumento da orquestra e o mais agudo entre os sopros.

“Atualmente o instrumento tem sido redescoberto, com numerosas composições explorando sua característica expressiva e timbres marcantes”, ressalta o músico.

O flautim também desempenha um papel importante na obra seguinte, “Danças Polovetsianas”, um dos trechos mais conhecidos da ópera “Príncipe Igor”, de Aleksander Borodin.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895