Mario Quintana completaria 108 anos nesta quarta-feira

Mario Quintana completaria 108 anos nesta quarta-feira

Casa de Cultura homenageia poeta com programação especial

Correio do Povo

Mario Quintana completaria 108 anos nesta quarta-feira

publicidade

O poeta Mario Quintana completaria 108 anos nesta quarta-feira e, para marcar a data, a Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, preparou várias atrações. Para os pequenos, haverá apresentação da divertida “Traça Biblió”, às 14h30min, com visita guiada por toda a Casa. Às 15h30min começa uma grande roda, que convida crianças para declamar poesias, e às 16h será cantado o “Parabéns” para Quintana e servido bolo para os baixinhos declamadores.

Às 19h será lançado o IV Festival de Esquetes, no Espaço Lupicínio Rodrigues, com apresentação do espetáculo “Histriônicos”, do grupo Shoyu com Banana, e depois serão divulgados os 26 selecionados para a mostra em 2014. Hoje, a Casa também lança um guia para consulta local e virtual do Acervo e Memória.

O Núcleo de Arquivo e Memória, coordenado por Alexandre Veiga, reuniu manuscritos do poeta (inclusive o original do livro “Preparativos de Viagem”), conjuntos de fotografias, caricaturas, teses e dissertações sobre sua obra, além de vídeos e uma coleção de mais de 300 edições do Correio do Povo, trazendo as crônicas de Quintana publicadas no Caderno H, doação de Sonia Teresa Brandt Bauer.

Atualmente, o Núcleo trabalha na digitalização do acervo, para permitir consultas via Internet no site da CCMQ, e prepara o Memorial dedicado a Quintana, que funcionará no 3º andar, e deverá ser inaugurado no próximo ano, juntamente com as comemorações aos 75 anos do livro de estreia do poeta na literatura, “Rua dos Cataventos”. Para encaminhar doações para o acervo, o telefone é (51) 3212-7061.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895