Mario Vargas Llosa é eleito membro da Academia Francesa

Mario Vargas Llosa é eleito membro da Academia Francesa

Aos 85 anos, sua entrada no templo das letras francesas é ainda mais excepcional, já que desde 2010, as regras são que os candidatos devem ter menos de 75 anos

AFP

A eleição do escritor hispano-peruano Mario Vargas Llosa como novo membro, o primeiro autor de língua estrangeira a ingressar na instituição histórica fundada em 1635

publicidade

A Academia Francesa anunciou nesta quinta-feira (25) a eleição do escritor hispano-peruano Mario Vargas Llosa como novo membro, o primeiro autor de língua estrangeira a ingressar na instituição histórica fundada em 1635.

Vargas Llosa também é membro da Real Academia Espanhola desde 1994.

Aos 85 anos, sua entrada no templo das letras francesas é ainda mais excepcional, já que desde 2010, as regras são que os candidatos devem ter menos de 75 anos.

Na história da Academia Francesa houveram escritores bilíngues, como o argentino Héctor Bianciotti (1930-2012), que publicou parte de sua obra em espanhol. Mas Vargas Llosa é o primeiro a entrar sem ter escrito diretamente em francês.

Vargas Llosa foi eleito com 18 votos a favor. Ele assume a cadeira deixada vaga por Michel Serres, acadêmico falecido em 2019.

jz/mb/mr


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895