O compositor, arranjador, instrumentista e professor de música Maurício Marques apresenta o show “Violão de Fole”, integrando composições autorais e releituras do repertório rio-grandense executadas em seu violão de oito cordas. A apresentação no projeto Ecarta Musical será neste sábado, 26 de abril, 18h, com entrada franca, na Fundação Ecarta (João Pessoa, 943). Nos arranjos de composições gaúchas estão “Elle ou Alguém por Elle” , choro do compositor Octávio Dutra, Sétima no Pontal”, de Renato Borguetti e Véco Marques, e “Milonga para as Missões”, de Gilberto Monteiro.
O selecionado repertório de temas instrumentais traz a personalidade do dedilhar do concertista gaúcho que recebeu variadas premiações no Brasil e já se apresentou em diferentes países da América Latina, EUA, Europa, Ásia e África como Paraguai, Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Alemanha, Itália, Rússia e Armênia. Ele apresentará suas composições “Microlonga nº11” (milonga), “Bons Ventos” (chamamé), “Baiãoneirão” (Baião/vaneirão), “Choro pro Xará” (choro), “Batucadas nº1” (samba), “Bugio Transgênico” (bugiu), “Violão de Fole” (vaneirão) e releituras de “Elle ou Alguém por Elle”, de Octávio Dutra; “Tiro ao Alvaro” (samba), de Adoniram Barbosa; “Sétima no Pontal” (valseado) Renato Borghetti/Veco Marques; Pra ti guria (chamamé) e Milonga para as Missões, de Gilberto Monteiro.
Trajetória premiada
Maurício Marques é mestre em Composição (Ufrgs), especialista em Educação (EST), bacharel em Violão (UFPel), compositor, arranjador, instrumentista e professor de música. Coordenou o curso de Licenciatura em Música nas Faculdades EST e os Cursos Técnicos em Música da ESEP entre 2019 e 2023. Recebeu o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música pelos discos “Cordas ao Sul “Milongaço”, 7º Prêmio Visa (2004), Violões do Brasil, Rumos Itaú Cultural (2005, 2010 e 2013), festivais de música pelo país, com gravações e premiações. Integrou o Quarteto Maogani e tem um livro com suas composições editado pela Editora Henry Lemoine-Sergio Assad (frança).
SERVIÇO
O QUÊ: Maurício Marques apresenta o show “Violão de Fole” no projeto Ecarta Musical
DATA: 26 de abril de 2025, às 18h
LOCAL: Fundação Ecarta – avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre
Transmissão ao vivo no canal do youtube da Fundação Ecarta
Entrada franca
Obs.: Sugestão de doação de um quilo de arroz parboilizado para a Cozinha Solidária Ecarta.