Mauro Fuke abre mostra no Ling

Mauro Fuke abre mostra no Ling

Exposição ‘O Rio, a Nuvem, o Arquipélgado e a Árvore’ do escultor tem início nesta terça-feira

Correio do Povo

Escultura ‘A Árvore’ é uma das obras que integra a mostra do artista porto-alegrense que fica em cartaz, na Capital, até 30 de dezembro deste ano

publicidade

O escultor porto-alegrense Mauro Fuke abre hoje a exposição individual “O Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore”, no Instituto Ling (rua João Caetano, 440). A partir das 19h, será promovida uma conversa entre o artista e a curadora Neiva Bohns, que pode ser acompanhada presencialmente ou online, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.com.br. 

A mostra, que marca os seus 60 anos de vida do artista, reúne quatro obras em madeira, todas feitas entre 2017 e 2021. As peças, de acordo com a curadora, “foram construídas no ateliê do artista, num processo longo e cuidadoso, seguindo lógicas diversas, em que as ações de conceber, esculpir e montar se apresentam como possibilidades inesgotáveis no processo criativo do artista, sempre mediado pelo raciocínio matemático”.

Também será exibido um vídeo-conceito mostrando a rotina do artista em seu estúdio, em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Intitulada “Gesto Invisível”, a produção assinada por Caio Amon foi filmada em setembro deste ano, acompanhando um dia de trabalho do escultor e seus processos de concepção e construção das obras./Mauro Fuke, formado no Instituto de Artes da Ufrgs, trabalha principalmente com madeira. Realizou diversas exposições pelo Brasil, participou de duas Bienais do Mercosul (1999 e 2005) e executou diversas obras públicas, em locais como a Unicamp (Praça das Bandeiras) e o Aeroporto Salgado Filho. Participou da exposição Como Vai Você Geração 80 e dos Panoramas de Arte no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), sendo premiado no ano de 1988. 

A visitação à mostra pode ser feita até o dia 30 de dezembro, de segundas-feiras a sábados, das 10h30min às 20h. Há ainda a possibilidade de visitas com mediação nas sextas e nos sábados, nos horário das 16h e 18h, com agendamento gratuito no site do centro cultural.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895