Um encontro imperdível para os amantes do samba e da cultura popular acontece neste sábado, 17 de agosto, a partir das 16h, o Bar do Floriano (rua João da Costa, 69), localizado no Morro São José. Sob o comando dos músicos e etnomusicólogos Mauro Moura e Paulinho Parada, o evento "Mauro Moura e Paulinho Parada: etnomusicologia do samba em Porto Alegre" promete uma imersão profunda no universo do samba.
Com entrada franca e patrocínio do Fumproarte, o evento irá celebrar a história do samba em Porto Alegre, reunindo grandes nomes da música, como Luiza Hellena, Durque Costa Cigano e Alemão Charles. O público também poderá conferir apresentações de Alequis do Cavaco, Alameda do Samba e muitos outros talentos da cena musical porto-alegrense.
Através de suas pesquisas, Paulinho Parada tem se dedicado a reconstruir as trajetórias musicais de importantes nomes da noite porto-alegrense, como Plauto Cruz, Durque Costa Cigano e Luiza Hellena, que estarão presentes no evento. A etnomusicologia, área de estudos que analisa a música em seu contexto cultural, social e histórico, será o fio condutor do festival. Ao explorar a relação entre a música e as identidades étnicas, o evento busca valorizar a diversidade cultural e a importância da preservação da memória musical.