Arte & Agenda

Melhor do Input 2010 entra em cartaz terça-feira na P.F. Gastal

Grande destaque da programação é o documentário suíço Tabu, sobre o suicídio de um jovem

	Melhor do Input 2010 entra em cartaz na P.F. Gastal
Melhor do Input 2010 entra em cartaz na P.F. Gastal Foto : Divulgação / Input
Depois de realizar sua primeira semana no Instituto Goethe, a programação do Melhor do Input 2010 passa a acontecer na Sala P. F. Gastal a partir de terça-feira. Realizado pelo 9º ano consecutivo em Porto Alegre, este ano a programação do Melhor do Input 2010 reúne 16 produções para a televisão de dez países (Alemanha, Rússia, França, Holanda, Itália, Suíça, Inglaterra, Polônia, Austrália e Bielorússia), distribuídas em sessões com entrada franca.

O Input 2010 aconteceu em maio em Budapeste, na Hungria, quando foram exibidos 80 programas de 29 países, e o programa em Porto Alegre é uma seleção dos melhores títulos lá apresentados. Confira a programação e sinopses no site da prefeitura.

O grande destaque da programação 2010 é o documentário suíço Tabu, dirigido por Orane Burri, uma jovem cineasta que recebeu de seu amigo Thomas, 20 anos, registrando seus últimos momentos de vida antes do suicídio. Dez anos após a morte de Thomas, Burri finalmente decidiu se confrontar com este material, que resultou num filme que traz uma abordagem corajosa sobre um dos temas mais controversos da atualidade.

A transmissão deste documentário pela televisão na Suíça (país em que um jovem se suicida a cada 72 horas) dividiu a audiência e provocou debates sobre a pertinência de veicular um programa dessa natureza, que eventualmente pode incentivar outros jovens a repetirem o mesmo gesto de Thomas.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 28 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio