MET prepara antologia da moda nos Estados Unidos

MET prepara antologia da moda nos Estados Unidos

Uma centena de vestidos femininos e roupas masculinas, do século XIX a meados do século XX, serão expostos nas salas do museu dedicadas à cultura americana

AFP

Anna Wintour, revista 'Vogue'

publicidade

Entre esculturas e móveis de época, o Museu Metropolitano de Nova York (MET) prepara uma antologia da moda nos Estados Unidos, segunda parte de um projeto que explora a alta-costura local por meio de uma série de vestidos lendários e seus estilistas desde o século XIX até meados do século XX.

Embora a exposição abra em 7 de maio, os organizadores ofereceram nesta terça-feira, dia 15, um aperitivo da mesma, na presença de grandes nomes da moda, como a eterna diretora da revista 'Vogue', Anna Wintour.

O projeto é desenvolvido em colaboração com o 'Costume Institute', que promove as cerimônias de gala do MET. "Enquanto a primeira parte ('Na América: Um Léxico da Moda') explorava a 'nova linguagem da moda americana', a segunda ('América: Uma Antologia da Moda') revela narrativas da alfaiataria filtradas pela imaginação dos diretores de cinema mais visionários dos Estados Unidos", explica o curador do Costume Institute, Andrew Bolton.

Estilistas e marcas como Marguery Bolhagen, Brooks Brothers, Elizabeth Hawes, Eta Hentz, L.P. Hollander & Co, Charles James, Anne Klein, Ann Lowe, Claire McCardell, Lucie Monnay, Lloyd "Kiva" New, Madame Olympe, Oscar de la Renta, Nettie Rosenstein, Herman Rossberg e Jessie Franklin Turner estarão representados nesta edição.

Ao todo, uma centena de vestidos femininos e roupas masculinas, do período que vai do século XIX a meados do século XX, serão expostos nas salas do museu dedicadas à cultura americana, em uma recriação do passado social e político, mas também cultural, e do design através do mobiliário e das roupas.

Com a exposição, o MET parece recuperar a normalidade rompida pela pandemia. A atração é o último capítulo de uma trilogia apresentada pelo 'Costume Institute', que começou com 'Ligações Perigosas: Moda e Mobília no Século XVIII' (2004) e 'AngloMania: Tradição e Transgressão' (2006).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895