O ator Michael Douglas disse nesta sexta-feira que não assinará a petição lançada pelo filósofo francês Bernard-Henri Levy a favor do cineasta franco-polonês Roman Polanski. "Admiro infinitamente o Roman, a quem conheço, mas este é um problema que deve ser tratado internamente. Acho que não seria justo para mim enquanto americano assinar uma petição sobre alguém que violou a lei", declarou o ator entrevistado pela rádio francesa RTL.
"Ele fugiu, de alguma forma é um caso judicial", comentou. A Justiça californiana pede a extradição de Polanski por ter mantido relações sexuais com uma menor de 13 anos em 1977. "Eu vivia em Los Angeles quando ocorreram os fatos e acho que, se o Roman olhasse um pouco para trás, veria que o aconselharam mal na época", segundo o ator que está em Cannes para apresentar o filme "Wall Street 2", de Oliver Stone. "É muito difícil para mim, eu não posso assinar", concluiu.
Roman Polanski afirma que fez, na época, um acordo com a Justiça depois de 42 dias na prisão e depois teve que se exilar quando o juiz mudou de ideia. Detido por mandato internacional em 26 de setembro de 2009 ao chegar a Zurique para assistir um festival de cinema, foi libertado no dia 4 de dezembro sob fiança e colocado em prisão domiciliar à espera de uma eventual extradição.
Michael Douglas não assinará petição a favor de Polanski
Ator disse que de alguma forma o cineasta violou a lei