O primeiro de dois minidocumentários feito pelo canal Na Ponta da Agulha sobre shows realizados em Porto Alegre estreia nesta quarta-feira, 26, no Youtube, às 20h. O registro cobre o reencontro entre o guitarrista Augusto Licks e o baterista Carlos Maltz (integrantes da fase clássica dos Engenheiros do Hawaii) depois de três décadas sem pisarem no mesmo palco. Com declarações dos artistas, profissionais da produção e de admiradores, o vídeo capta as emoções envolvidas no acontecimento. O lançamento faz parte das celebrações de dois anos do Na Ponta da Agulha, perfil que publica entrevistas e outros conteúdos sobre música na plataforma de vídeos mais tradicional da internet.
Outra atividade programada para comemorar o aniversário é a gravação presencial do programa "Uma Cerveja" com o músico Sandro Trindade (integrante do tributo Engenheiros Sem CREA, responsável pelo baixo e vocal no show de Licks & Maltz). A gravação ocorre no dia 7 de julho, às 21h, no Birra Libre (av. Nilópolis, 15 - Petrópolis). Além do papo, Sandro também faz um pocket show acústico com clássicos dos Engenheiros e do rock gaúcho. Em 3 de julho, é a vez de outro registro documental ir ao ar: desta vez, sobre a passagem do pianista e tecladista Rick Wakeman, que esteve na capital gaúcha com uma apresentação única e intimista em 11 de abril, no Salão de Atos da PUCRS.
No show, Licks & Maltz com o Engenheiros Sem CREA, o guitarrista e baterista gaúchos, respectivamente, subiram pela primeira vez ao palco do Opinião, no dia 21 de abril deste ano. Sem tocarem juntos ao vivo há mais de 30 anos, os músicos emocionaram o público de diversas partes do país que veio ao sul prestigiar o aguardado evento. Acompanhados de Sandro Trindade (baixo e voz) e Jeff Gomes (guitarra e violão) — ambos do tributo Engenheiros Sem CREA — , a dupla de veteranos desfilou clássicos como ”Toda Forma de Poder”, “Somos Quem Podemos Ser”, “Terra de Gigantes”, “Refrão de Bolero”, “O Papa é Pop” e “Infinita Highway”.
Para Cassio Toledo, idealizador e apresentador do Na Ponta da Agulha, o documentário sobre o reencontro mostra artistas consagrados, mas também pessoas com seus conflitos e vulnerabilidades. “É um documento muito humano que certamente vai se conectar com as pessoas, mesmo quem não é fã. Trata-se da vivência de um dia importante para o rock brasileiro”, pondera Cassio. Segundo o responsável pelo Na Ponta da Agulha, é preciso considerar, ainda, o fator histórico envolvido: “Além de um documento para a posterioridade, que deve agradar fãs antigos, serve para mostrar a força dos Engenheiros do Hawaii às novas gerações. Muita gente mais nova teve contato com o legado da banda a partir desse reencontro entre Licks & Maltz”. Complementando cenas de bastidores e declarações do público — incluindo Marcelo Pitz, um dos fundadores da banda gaúcha e baixista no álbum de estreia “Longe Demais das Capitais” (1986) —, o registro audiovisual tem também imagens dos ensaios feitos em Porto Alegre na semana que antecedeu o show.
As filmagens sobre a apresentação de Rick Wakeman com previsão de serem disponibilizadas em 3 de julho no canal Na Ponta da Agulha mostram o veterano em plena forma e em performance única. Isso porque o show do ex-integrante do Yes em Porto Alegre fez parte da turnê em que músico estreou, mundialmente, o “Yessonata” — releituras de sua antiga banda em formato sonatas (versões instrumentais solo). A apresentação reforçou que, mesmo aos 74 anos, Rick ainda executa com maestria temas complexos, seja do Yes, de David Bowie (com quem trabalhou na faixa ‘Space Oddity’ e em boa parte do álbum "Hunky Dory", de 1971) ou da carreira solo. Conforme Cassio, a ideia dos documentários surgiu depois que ele comentou com Ricardo Finocchiaro (dono da Abstratti Produtora) sobre o desejo de mostrar o outro lado do palco: os bastidores, o pré-show, onde a mágica acontece. As produções incluem na equipe Carlos Vargas (filmagem e edição), Thiago Borba (jornalista e fotógrafo, que cuidou do conteúdo, do roteiro e da fotografia) e Thais Blehm (gestora de marketing, comercial e criação).