Arte & Agenda

Ministro da Cultura lamenta morte de Saramago

Escritor português morreu aos 87 anos na Espanha

Ministro da Cultura lamenta morte de Saramago
Ministro da Cultura lamenta morte de Saramago Foto : João Cortesão/AFP
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, lamentou, em nota, a morte do escritor português José Saramago, ocorrida nesta sexta-feira. “A sua perda é recebida com muita tristeza, particularmente pelos que têm apreço pela língua portuguesa e por sua importância cultural em tantos continentes. O Ministério da Cultura do Brasil se soma aos que lamentam e manifestam a dor pela perda desse grande escritor”, disse Juca ferreira, que está em Lisboa, onde participa da 7ª Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro destacou que o escritor português esteve pressente em diversos eventos literários no Brasil. Juca Ferreira lembrou que, em romances como O Ano da Morte de Ricardo Reis, o país faz parte das reflexões de Saramago. No romance, o personagem Ricardo Reis viveu 16 anos exilado no Brasil.

O escritor português José Saramago, de 87 anos, morreu em consequência de falência múltipla dos órgãos, depois de um longo período com a saúde fragilizada. Prêmio Nobel de Literatura em 1998, Saramago morreu na Ilha de Lanzarote, uma das Ilhas Canárias, onde vivia desde os anos 90.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio