Morre Andy White, baterista que tocou com os Beatles

Morre Andy White, baterista que tocou com os Beatles

Escocês gravou o primeiro hit do quarteto, "Love Me Do"

AFP

Andy White tinha 85 anos e ficou pouco tempo com os Beatles

publicidade

Andy White, baterista e músico escocês que gravou o primeiro hit dos Beatles, "Love Me Do", antes de o grupo se tornar famoso, morreu aos 85 anos, informaram seus colegas nesta quarta-feira. Nascido em Glasgow, White viveu por muitos anos nos Estados Unidos, onde ensinava bateria e flauta escocesa. Ele morreu esta semana em sua casa, em Nova Jersey, escreveu no Facebook a banda "New York Metro Pipe Band", à qual pertencia.

White substituiu Ringo Starr na gravação americana de "Love Me Do", o que foi suficiente para transformá-lo no "quinto Beatle". No início dos anos 1960, vivia em Londres, mas já estava familiarizado com a cena musical americana, quando cruzou o Atlântico para tocar com grandes artistas como Chuck Berry e "Bill Haley and the Comets". Como o próprio White recordou, o produtor Ron Richards o chamou em 1962 para trabalhar em uma sessão de três horas para a EMI.

• Gravadora lança coletânea com clipes restaurados

"Isso era tudo o que eu sabia. Eu já tinha ouvido falar dos Beatles, porque a minha primeira esposa Lynne era de Liverpool e tinha mencionado o grupo, mas não sabia muito sobre eles", disse ele ao jornal Britain's Daily Record em uma entrevista em 2012. Mas White disse que ficou impressionado com os Beatles e que os considerou um grupo britânico muito original, porque eles "não faziam meras cópias da música que era produzida nos Estados Unidos". 

Mas, logo depois, Ringo Starr assumiu a bateria em tempo integral e tocou para a versão britânica de "Love Me Do".
Apesar de a carreira de White com os Beatles ter sido curta, ele tocou bateria para muitos artistas, incluindo Tom Jones em 1965.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895