Morre diretor de fotografia cubano Pérez Ureta

Morre diretor de fotografia cubano Pérez Ureta

AFP

publicidade

O emblemático diretor de fotografia cubano, Raúl Pérez Ureta, morreu nesta quarta-feira (3) em Havana, aos 79 anos, informou "com profunda dor" o Instituto de Cinema de Cuba (ICAIC), sem especificar as causas da morte.

O conhecido ator Luis Alberto García escreveu nas redes sociais que "seu coração não resistiu à batalha violenta em salas de cirurgia e internações (hospitalares) nos últimos tempos".

O ICAIC lembrou que Pérez Ureta ingressou no instituto estatal em 1961 e quatro anos depois tornou-se cinegrafista do documentarista Santiago Álvarez (1919-98), filmando mais de 800 edições do conhecido Jornal Latino-americano ICAIC.

Foi diretor fotográfico de cerca de 40 filmes cubanos, entre eles alguns de cineastas importantes como Fernando Pérez e Gerardo Chijona. "Também trabalhou sob as ordens de cineastas estrangeiros como Fernando Birri e Ruy Guerra", destacou a nota do ICAIC.

Professor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (EICTV), recebeu o Prêmio Nacional de Cinema de 2010.

"De acordo com sua vontade, seu corpo será cremado", conclui a nota do Instituto.

cb/rd/dga/ap/mcc


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895