Morre em Porto Alegre o artista Fernando Baril, aos 75 anos

Morre em Porto Alegre o artista Fernando Baril, aos 75 anos

Pintor e professor morreu dormindo em sua casa no Centro Histórico da Capital; velório e cremação será nesta terça-feira no Angelus Memorial

Correio do Povo

Fernando Baril e Paulo Capellari em abertura de mostra no ano de 2015

publicidade

O artista Fernando Baril morreu na madrugada desta segunda-feira em sua casa no Centro Histórico de Porto Alegre, aos 75 anos. O velório será realizado nesta terça-feira, das 8h às 11h30min no Crematório Angelus Memorial (avenida Porto Alegre, 320), onde o corpo será cremado após cerimônia reservada a familiares. A causa da morte não foi informada.  

Natural da Capital, Baril estudou desenho e pintura com Vasco Prado em 1959. Ele organizou e expôs trabalhos na 1ª Feira de Artes Plásticas de Porto Alegre, em 1967.  Na década de 60, viaja para a Europa e Israel diversas vezes a fim de estudar. Em 1971 inicia curso de arquitetura. Em 1973 com Xico Stockinger e Paulo Porcella, Baril estudou xilogravura e pintura no Atelier Livre da Capital. Ele passa a se dedicar exclusivamente à arte a partir de 1977. Paralelamente aos estudos realizados na década de 70, inicia atividades docentes, ajudando a formar um grupo de artistas rio-grandenses. Leciona no Ateliê Encontro de Arte, onde se constitui, no início da década de 80, o Grupo Pigmento, formado por artistas interessados em dar continuidade aos estudos iniciados com Baril. 

Entre 1978 e 1980, mora em Madri e cursa pós-graduação em pintura e procedimentos pictóricos, na Facultad de Bellas Artes de San Fernando. Em 1982 viaja aos Estados Unidos e ao Canadá para realizar cursos de arte em Los Angeles e Vancouver. Durante a década de 1990, assessora o Grupo da Quinta e leciona no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Em 2001 dá curso de criatividade e técnica de pintura, no Estúdio Arte Integrada, na cidade de Novo Hamburgo. Baril residiu em Nova Iorque de 1988 a 1992. Em 2018, foi montada a retrospectiva “Baril 70” com 190 obras do artista no Margs. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895