Morre estilista francês Thierry Mugler, aos 73 anos

Morre estilista francês Thierry Mugler, aos 73 anos

Ele faleceu no domingo (23), de "causas naturais"

AFP

Mugler foi conhecido por suas coleções ousadas que definiram o estilo dos anos 1980

publicidade

O estilista francês Thierry Mugler, que reinou na indústria da moda na década de 1980, faleceu aos 73 anos, no domingo (23), de "causas naturais" aos 73 anos - informou seu porta-voz, Jean-Baptiste Rougeot. 

"Estamos arrasados de anunciar a morte do sr. Manfred Thierry Mugler no domingo, 23 de janeiro de 2022", afirma um comunicado divulgado na conta do estilista no Facebook. 

Rougeot disse que o estilista planejava anunciar novas colaborações esta semana. 

"Descanse em paz, Thierry Mugler", escreveu a cantora Beyoncé em seu site.

"Você mudou a nossa percepção da moda (...). Sua herança é algo que levo comigo em tudo o que faço", escreveu no Instagram o atual diretor artístico de Mugler, o americano Casey Cadwallader.

"Lamentamos esse desaparecimento brutal no momento em que começa a Semana da Moda", reagiu Rodrigo Basilicati-Cardin, sobrinho do criador Pierre Cardin. "Meu tio, Pierre Cardin, amava sua criatividade e sua personalidade forte", acrescentou.

Mugler foi conhecido por suas coleções ousadas que definiram o estilo dos anos 1980, com roupas que se destacavam por sua estrutura e silhuetas estilizadas.

Anos depois vestiu Beyoncé e Lady Gaga e, em 2019, saiu da aposentadoria para criar o figurino de Kim Kardashian para o Met Gala. 

Nascido em Estrasburgo em dezembro de 1948, chegou a Paris aos 20 anos e criou sua marca, a "Café de Paris", em 1973, um ano antes de fundar a marca "Thierry Mugler". 

Organizou desfiles públicos espetaculares para suas criações e foi reconhecido por seu perfume "Angel".

Vários estilistas renomados morreram nos últimos dois anos: Kenzo, o japonês que criou a marca com o mesmo nome, morreu de covid-19 em outubro de 2020; Albert Albaz em abril de 2021, Pierre Cardin em 2020, o estilista Louis Vuitton Virgil Abloh morreu de câncer em novembro de 2021, aos 41 anos.

As criações de Mugler ressaltavam e celebravam as formas femininas: ombros acentuados, decotes largos, cinturas finas e quadris arredondados.

"A dança me ensinou muito sobre a postura, a organização da roupa, a importância dos ombros, o jogo e o ritmo das pernas", comentou Mugler.

Como um verdadeiro "showman", organizou apresentações espetaculares para suas criações, marcando o início do espetáculo moderno da moda.

"As apresentações atuais da moda são uma continuação do que Mugler inventou", afirmou Didier Grumbach, ex-presidente da marca Thierry Mugler.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895