Haroldo Costa, ator e escritor, morreu neste sábado, 13. A informação foi divulgada pela família em seu perfil de Instagram. 'Em breve iremos dar as informações sobre velório e sepultamento', diz a nota, que não informa a causa da morte.
O início de sua carreira remete ao Teatro Experimental do Negro, ainda na década de 1950. Como artista, também trabalhou na televisão.
Chegou a escrever diversos livros, incluindo alguns sobre Carnaval, assunto do qual era especialista e chegou a ser comentarista em algumas ocasiões. Entre eles, 100 Anos de carnaval no Rio de Janeiro, lançado em 2001.
Haroldo Costa foi um artista multifacetado na cultura brasileira, nascido a 13 de maio de 1930.
Na página de seu Instagram, um texto destaca:
"Sua trajetória abrange os campos da atuação, produção cultural, literatura e do samba, tornando-o um ícone da cena carioca e um defensor incansável da cultura afro-brasileira sendo um dos pioneiros na valorização da cultura negra ao longo de sua carreira artística usando-a na luta contra o racismo.
Como ator, participou de diversas peças e filmes que abordavam temáticas sociais relevantes, como "O Pagador de Promessas" (1962) e "Xica da Silva" (1976).
Sua paixão pelo samba o levou a fundar uma companhia de danças brasileiras, com a qual viajou por diversos países, divulgando a cultura afro-brasileira para o mundo. Também atuou como produtor de shows de folclore e carnaval, contribuindo para a preservação e difusão das tradições populares.
Haroldo Costa é um símbolo da resistência cultural afro-brasileira e da luta por um mundo mais justo e igualitário. Sua obra e seu legado continuam a inspirar e motivar pessoas em todo o país."