Morre o ator Sirmar Antunes aos 66 anos

Morre o ator Sirmar Antunes aos 66 anos

Ator tinha 48 anos de carreira no teatro e cinema e no ano passado, havia ganhado o prêmio Leonardo Machado no 49º Festival de Gramado

Correio do Povo

O ator Sirmar Antunes recebe o prêmio Leonardo Machado

publicidade

Morreu o ator Sirmar Antunes aos 66 anos. Ele sofreu um infarto por volta das 6h da manhã na Casa do Artista Riograndense, onde morava. A entidade informou a morte do artista que acumulava 48 anos de carreira no teatro e cinema. Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), lamentou a morte do artista.

O velório e o sepultamento devem ocorrer no Cemitério Ecumênico João XXIII, mas ainda não há informações sobre horários. Na publicação, a Casa do Artista Riograndes pede ajuda financeira para o velório de Sirmar Antunes. 

No cinema, participou no elenco de obras como "O Dia que Dorival Enganou a Guarda", "Netto Perde Sua Alma" e "Lua de Outubro". Sirmar Antunes era considerado o símbolo dos lanceiros negros. Além disso, ele era chamado por muito como o "operário das artes" pois, desempenhou muitas funções como iluminador e diretor. 

No 49º Festival de Cinema de Gramado do ano passado, recebeu o troféu Leonardo Machado, em reconhecimento à sua trajetória de quatro décadas na cena cultural gaúcha, com dezenas de papeis em projetos audiovisuais, entre séries, longas e curtas. 

O curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuario, lamentou a perda do artista, "ele foi um grande ser humano e um grande ator, que muito contribuiu com a produção do cinema feito no Rio Grande do Sul e que já teve reconhecimento, inlcusive, fora daqui. Lamentamos que não teremos mais produções com Sirmar, que ainda tinha muita energia para contribuir com a arte, cultura e cinema". 

O ator também foi premiado, em 2002, como Melhor Ator Coadjuvante, pelo longa "Netto Perde Sua Alma" no CinePE – Festival Audiovisual. O diretor da premiação, que acontece em Recife, Alfredo Bertini também comentou a morte de Sirmar Antunes, "foi um dos primeiros atores premiados pelo CinePE. Um exemplo de profissional e de cordialidade, que fortalece as sintonias entre pernambucanos e gaúchos.  Afinal, por mais que estejamos geograficamente tão distantes, somos geminados em tantos outros valores. Que Sirval já esteja interpretando com seu talento, nos palcos e sets celestiais". 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895