Morre o produtor musical Phil Spector

Morre o produtor musical Phil Spector

Produtor que introduziu métodos inovadores como a "parede de som"

AFP

publicidade

O lendário produtor musical americano Phil Spector morreu neste sábado (16), aos 81 anos, enquanto cumpria pena por homicídio, informou o Departamento de Correções da Califórnia no domingo.

Produtor que introduziu métodos inovadores como a "parede de som", trabalhou com diversas estrelas, como os Beatles em seu álbum "Let it Be".

Ele estava preso pelo assassinato da comediante Lana Clarkson em 2003.

Em seu auge na década de 1960, ele foi o rei indiscutível dos produtores de pop e rock, cujo trabalho ajudou a definir o otimismo sem limites de uma geração.

Mas seus ternos de alta qualidade e óculos escuros, característicos do gêni, foram trocados por trajes de presidiário depois que ele foi condenado pela morte de Clarkson.

Seu falecimento foi confirmado no sábado e a "causa oficial da morte será determinada por um legista", diz uma declaração da autoridade carcerária da Califórnia.

Nascido em Nova York em 1939 em uma família judia de origem russa, Spector tinha apenas oito anos quando seu pai cometeu suicídio, uma tragédia que o marcaria para sempre.

Sua mãe decidiu se mudar para Los Angeles para um novo começo e lá foi ele com sua irmã. Não demorou muito para que o talento musical emergisse em um adolescente que exibia uma enorme habilidade para escrever letras e tocar violão.

Ele formou seu primeiro grupo "The Teddy Bears" com três amigos do colégio e obteve sucesso quase imediatamente com a canção de 1958 "To Know Him Is to Love Him", o epitáfio inscrito na lápide de seu pai.

A canção alcançou o primeiro lugar no ranking da Billboard e vendeu cinco milhões de cópias. O grupo não conseguiu repetir o sucesso e se separou no ano seguinte.

Severamente assustado com o medo do palco, Spector lentamente começou a produzir e compor músicas, e ajudou na autoria do sucesso de Ben E. King "Spanish Harlem" em 1961.

A criação do seu próprio selo "Philles" foi o início de uma época de ouro, quando quase sozinho ele mudou a indústria da música com sua técnica "parede de som".

Usando um grande número de músicos que tocavam as suas partes separadamente e depois as colocavam umas sobre as outras, a técnica trouxe uma qualidade orquestral única às suas produções. Certa vez, ele a descreveu como uma "abordagem wagneriana do rock n 'roll, pequenas sinfonias para crianças".

Preso no sucesso, ele se tornou cada vez mais excêntrico com o passar dos anos. As armas nunca estavam longe, e foi assim que ele se envolveu no assassinato de Clarkson depois de uma noite obscura em sua mansão na Califórnia.

"Tenho sido uma alma muito torturada. Nunca estive em paz comigo mesmo. Não fui feliz", disse ele uma vez.

tu/cjc/gma/tly/lda/ap/ic


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 29 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895